quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

És tu que me anuncias o natal




És tu que me anuncias o natal,
ainda que as palavras me cheguem
mais curvas e empalidecidas.
Talvez até medrosas. Se lá chegar;
Vêm cá este ano?
Não sei se as perguntas são mesmo perguntas,
que as respostas são cada vez mais incertas.
Mas, certo, certo, é o natal, mãe!
E as rabanadas que ainda fazes
bem molhadinhas em chá preto.
E somos dezembro, o mês inteiro.
Cordão umbilical que não se corta,
apenas se molda aos dias
em que és mais mãe e eu mais filha.
Por vezes, ausento-me e narro-te
em folhas que nascem de árvores.
Prefiro as outonais, caem mas são natal:
anunciação, advento, nascimento.
E somos gestação e parto. E dor,
quando os olhos não abrem sorrisos.
Nem ouso falar-te da orfandade fora de portas.
Dessa ainda posso cuidar. Mais tarde, quando vir
que o beijo te adormeceu o cansaço dos dias mais escuros.

Odete Costa Ferreira, 05-12-2018
Direitos Reservados
Arte de Christian Chloe

Com carinho, desejo aos meus amigos da blogosfera, uma excelente quadra natalícia.

(Aproveito também para, no meu espaço, divulgar o Prémio Literário da Lusofonia Prof. Doutor Adriano Moreira, deixando o link do regulamento, podendo ser este solicitado para o mail da Academia - http://altm-academiadeletrasdetrasosmontes.blogspot.com/2018/11/regulamento.html)

14 comentários:

  1. Boas Festas?
    O meu "serra da estrela"
    não se queixa todo o ano

    ResponderEliminar
  2. OI ODETE!
    UM FELIZ NATAL PARA TI TAMBÉM AMIGA, QUE DEUS ESTEJA NO COMANDO DE TUA VIDA.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Perpassa por todo o poema, a natividade com todos os laços
    e elos profundos que o termo encerra.
    Só uma obreira da palavra tem o dom de descrever com classe
    muito pessoal, o simples e prosaico ato de comer rabanadas
    com chá... Rabanadas de Amor...
    Gostei sobremodo de voltar a ler-te, um deleite de simbiose
    de realismo e afetividade.
    NATAL FELIZ E BOAS FESTAS.
    Amiga, o meu abraço afetuoso.
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez de 'natividade', queria dizer 'maternidade'.
      Beijinhos, Odete.
      ~~~~

      Eliminar
  4. Tudo pelo melhor
    em família e outros amigos

    ResponderEliminar
  5. ⭐ É nestes dias de natividade que surge a necessidade
    de expressar o amor que sentimos e, mais do que nunca,
    a Amizade surge como forma de Amor.
    Terno abraço, Amiga.
    ~~~

    ResponderEliminar
  6. Minha bela e talentosa amiga

    Já tinha saudades de te ler.
    E voltaste, talvez pontualmente,
    com este belo poema prestigiando
    a quadra natalícia e a nós, os
    que te admiramos.

    Muito obrigada.

    Desejo-te um Bom Natal ao lado dos teus.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Que lindo. De entrar devagar, com pezinhos de lã e cuidados mil. E saborear cada palavra como doce, como saudade, como amor, como... NATAL.

    ResponderEliminar
  8. Já conhecia o excelente poema, mas nunca é demais dizer o quanto o sinto. Há paralelismos inevitáveis. Desejo as melhoras para a tua mãe.
    E em plena quadra natalícia, deixo meu abraço de Boas Festas e o desejo de que 2019 seja um ano feliz, com realizações pessoais e profissionais.

    Beijinhos, amiga Odete.

    ResponderEliminar
  9. Passo a correr. Há muito tempo que não vinha espreitar. Mas tenho a certeza de que vale a pena, pelo gosto, pela estética, pela musicalidade, da poesia. Até pela energia que aqui paira.
    Disse - passo a correr - porque vim nesta ocasião de desejar Boas Festas Natalícias (as rabanadas já frias, comia-as na mesma se pudesse; mas não, fico-me pela recordação). Um Bom Ano novinho em folha sem sobressaltos e cheio de sorrisos e saúde. Hei-de voltar para me empanturrar de letras, de vogais fartas amparadas na firmesa das consoantes. Ah, as palavras têm aqui uma dinâmica diferente. Virei ver se as apanho.
    Bj. Odete.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, Odete,
    seu poema me levou a lembrar de minha querida mãe
    que está no andar de cima, espero que as rabanadas sejam excelentes, no céu. lindo !
    Aproveito para deseja a você e família um Ano Novo repleto de paz!Abraço!

    ResponderEliminar
  11. Olá, Odete!
    Como sempre uma genial homenagem à sua mãe, figura sempre presente nos Natais de nossas vidas! Grande beijo e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  12. Um poema sublime e lindo, minha amiga!!

    Fiquei emocionada com o sentir do poema a revelar
    a tua alma e da tua mãe, belíssimo e dorido...

    Que tu tenhas passado um Natal feliz, abençoado junto com
    ela, todos da tua família e o fofo do Ivo.

    Beijos e abraço de paz!

    ResponderEliminar