terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Em verde de esperança. Em vermelho de vida.


Não, não sou indiferente aos eventos mundiais e nacionais, na exata medida do meu tempo e interesse que me suscitam. Também às minudências e, sobretudo, às reações inflamadas que leio ou assisto, em direto ou diferido. Dou crédito às análises sustentadas em factos credíveis, apesar do pântano noticioso e pernicioso. Sei que nada é inocente e que há (quase) sempre interesses e aproveitamentos por detrás de ações, ainda que nasçam de gestos espontâneos. É época do vídeo viral, do voyeurismo mediático e de palcos mirabolantes para diletantismos bacocos.
E não há sossego. Até o respiro soa desalinhado da sua natural cadência.

E, depois, para que serve este arrazoado, este efémero escrito, perguntará, porventura, quem se interessar na sua leitura.
Clarifico: apetece-me, frequentemente, tomar posição sobre algo mais mediático, sobretudo quando, de ânimo levíssimo, se atenta contra o carácter das pessoas, contra as suas diferenças e quando a indiferença, a roçar o ódio, vem disfarçado numa espécie de opinião e, se feito algo reparo, os ditos venham com aquela frase batida, de ter direito à liberdade de expressão.
Depois, precisamente para dar aso a que o meu respiro se alinhe pelo bom senso, deixo a arena para os digladiadores, sendo que, em muitos, delego o ato de defesa da honra, da minha e de todos os que creem fazer sentido remar em contraciclo, em conceder-nos o tempo de gestos vagarosos pausados em instantes de eternidade. Que fazem o meu sentido, no todo do dizer e do fazer, ramificando-me para o lado de lá, numa ânsia de crescimento que acontece sempre que se desafia a altura dos muros.

Como este meu arbusto: nascido à minha revelia, em terra vaga, glorifica-se, em todo o seu esplendor, apenas do lado de lá. Em verde de esperança. Em vermelho de vida.



Odete Costa Ferreira, texto e foto, em 22-12-19
Direitos reservados

Nota: quem me acompanha sabe das razões deste meu espaço estar cada vez mais minguado, em termos de publicações. A escrita, essa, embora mais esparsa, continua  a ser produzida. Vou tentar passar nas vossas casas, por estes dias. Entretanto, deixo os meus votos de uma excelente quadra natalícia e notícias, em fotos,  do meu Ivo, que fará três anos no dia 2 de janeiro de 2020.





O primeiro trabalho (e presente) do Ivo, desenho e recorte.

12 comentários:

  1. Odete , sinto muita falta de seus belíssimos textos .
    O Ivo cresceu e está um belo menino , parabéns !
    Vim lhe desejar um abençoado Natal junto de toda a família .
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Mais do que um arbusto. Brotas de alegria, que seja sempre assim.
    Boas festas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Odete

    "Natal é quando um homem quiser", diz Ary, e gosto muito disso pois dá-me a oportunidade de comentar agora este teu texto e apreciar como o teu neto está lindo e crescido.

    O texto que nos trazes alerta-nos para a efemeridade de quanto nos rodeia, daquilo que outros pensam e dizem sem se basearem em factos reais. Muitas vezes, da dificuldade em demonstrar o quão estão errados. Mas há a nossa consciência, a família e os amigos. Com eles faremos com que a nossa festa da vida resulte.

    Minha amiga, que tenhas tido um Natal harmonioso com os teus. Desejo-te tudo de bom no Ano que se avizinha.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. E fora do alinhamento do jardim, um arbusto silvestre, ergue-se para dar cor e esperança aos dias de porvir...

    Que assim sejam sempre teus dias, minha querida amiga Odete Ferreira
    E um ANO NOVO com saúde, paz e alegria.
    em companhia daqueles que amas!

    gostei de ver o Ivo! está óptimo.

    beijo

    ResponderEliminar
  5. Não tinha reparado na tua mensagem, de qualquer modo,
    gostei muito de te ler... Quantas saudades!

    O teu Ivo e o teu arbusto são autênticas maravilhas da natureza!
    Tudo ótimo para vós, em 2020.

    Ternuras para o Ivo, um grande abraço.
    Beijinhos, querida Amiga.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  6. Nunca te falte a coragem para dizeres o que sentes, minha Amiga Odete. Subscrevo o teu texto. O arbusto é muito bonito assim como o significado que lhe acrescentaste. O teu Ivo está muito crescido e lindo. Que seja um menino feliz.
    Que o ano de 2020 te traga dias cheios de harmonia, amor e saúde para ti e para todos os que amas.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Belo texto cheio de energia!
    Tenho um arbusto igual ao teu que saltou o muro, mas do lado de cá. Ocorreu-me um abraço natural numa amizade de anos.
    Que sejas feliz em 2020! Que o Ivo cresça feliz também, e que os abraços e os sorrisos se multipliquem.

    ResponderEliminar
  8. O Ivo está lindo. E tão crescido. Parabéns para ele. E um ano de muita alegria e felicidade para toda a família.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Já três anos?! O Ivo cresce a olhos vistos, para regozijo da avó babada.
    Tenham um excelente ano, Odete!
    (E escreve)

    ResponderEliminar
  10. Sempre que necessário devemos tomar posição sobre este ou aquele assunto, principalmente quando a honra está em causa.
    Um bom ano para ti e para a tua família.
    E aparece quando puderes...
    Odete, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, querida Odete

    Passando por aqui para desejar tudo de bom neste ano de 2020.
    Um xi-coração ao netinho, lindo!

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar