terça-feira, 12 de outubro de 2010

I – Ismael e Chopin

Aqui  há uns tempos escrevi  uma espécie de apreciação crítica sobre um livro de Miguel Sousa Tavares (MST), que li em férias. Sempre que vou para algum lado, aproveito para ir fazendo umas leituras, uma incursão mais pelo infanto-juvenil, no propósito de orientar os meus alunos.
Ismael e Chopin aguardava  a sua vez, p a c i e n t e m e n te (e, ocorreu-me agora, há muita paciência nas personagens principais desta obra…) que a sua dona lhe concedesse a honra de ser lido e de deleitar…
Não, não vou fazer nenhuma apreciação crítica! Apenas transcrever alguns parágrafos, que fui marcando. Portanto, quem estiver interessado lerá a obra!
P. 25: - E para que serve a música, pai?
- Pois, isso é que é fantástico: se pensarmos bem, a música não serve para nada. De todos os sons da natureza, é o único que não se sabe para que serve. As conversas  servem para nós nos entendermos uns com os outros: (…) .O silêncio serve para descansarmos do ruído das conversas, para ouvir os outros sons, para pensar na vida. Mas a música, para que serve a música? Não serve para nada: só para ouvir. E o que é extraordinário é que tenham sido os homens a inventar a música – eles, que tanto falam e que vivem rodeados de tanto barulho, que é um som que destrói todos os outros sons da natureza.”
P. 30 e 31: “Não havia nada de comparável no mundo que eu conhecia. Nenhum som se assemelhava àquele. Nenhuma experiência, nenhuma coisa que eu conhecesse ou tivesse já visto me dava aquela sensação, ora de alegria, ora de tristeza, ora de qualquer coisa mais profunda que eu não conseguia explicar.
A partir daí a minha vida mudou. Eu era um coelho (…). A minha vida era a de um coelho normal (…). Mas, a partir do final do dia, tinha uma vida que mais ninguém tinha (…).  Porque agora eu tinha a música (…). Como se a própria floresta deixasse de existir, quando o Sr. Chopin se sentava ao piano e a sua música saía, voando por entre as árvores. “
( Continua…)

2 comentários:

  1. Parece interessante, mas eu tenho por este senhor uma antipatia tão grande que para ler seja o que for da sua autoria, precisaria de não saber de quem se trata. Tolices que não ficam nada bem na nossa profissão, bem sei.:)
    bji gde

    ResponderEliminar
  2. Só hj vi...Desculpa...
    (Li pmais por questões profissionais...
    Bjuzzz, linda

    ResponderEliminar