terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sonos de sonho


 Obra de Enrique Monraz

Sorriste. Todas as palavras que havias sussurrado na loucura do momento. Parecia acudirem-te e o riso estremecia músculos atordoados. Abraçaste os braços nus. Começara a sentir-se um frio saudoso das cores outonais. Tanto lamentas a velocidade do tempo que queima as horas em que não estou. Paradoxal, o desejo do anúncio de um novo ciclo pela natureza que acorda e impulsiona a tua vida. Sabes, não me surpreende. Sinto até uma ternura que te devolvo, massajando com as pontas dos meus dedos as marcas do sol. Também de neve! A luminosidade prega destas partidas: olhos semicerrados, encolhendo a pele. Guarda-sol do olhar. O olhar que me ilumina no escuro ausente de luar.
Como te amo nesses momentos! Nem sei descrevê-los. Apenas os sinto em cada ínfimo de diâmetros que delimitam o meu corpo. Mas deve ser na alma que repousam do cansaço emocional. E é aí que retorno sempre que preciso do teu alimento. Não mato a fome, como diz a Maria. Adio-a até ao próximo momento. É sempre no escuro que sugo o teu sangue quente, fonte da paixão que faz rebentar as entranhas da terra.
Quando formos pó, todos saberão do local escolhido onde o amor se reproduzirá, fazendo nascer as rosas vermelhas que me oferecias. Serão delas as primeiras saudades. Desses momentos. Da intensidade sísmica que o nosso tempo trazia à terra árida de humanidade.
(…)
No final, ninguém distinguirá marcas. É apenas terra, sustentando as cores florais…

Odete Ferreira – 20-09-2014

19 comentários:

  1. Haja luz

    nesta desordem de cores nos jardins

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Ah, minha querida Odete... belíssimo amor que há de sobreviver à morte, resistir ao pó em que os amantes se tornarão.
    Poesia pura e verdadeira.
    bj amg

    ResponderEliminar

  3. Leitura me inspira em qualquer sentido. Me deixa alegre quando estou triste. Me dá ideias quando estou sem criatividade. Os versos me compreendem quando ninguém mais compreende. A mensagem certa da leitura me dá motivação pra continuar qualquer coisa por fazer. enfim... adorei...
    AbraçooO

    ResponderEliminar
  4. Acho que pela primeira vez fiquei sem palavras, ao ler algo de tão belo!
    Um texto tão poético, feito do contraste entre o sol e a neve, do tempo que passa, das estações que fazem a natureza dos homens e do mundo acordar , como se a própria poesia estivesse entranhada na terra e toda a paixão surgisse sismicamente das entranhas dessa terra que nos há-de sorver. E quando formos pó, a natureza tratará novamente de fazer renascer todo o amor que foi vivido, porque sem rosas vermelhas e amor, a terra seria talvez, apenas um espaço árido
    que ninguém conseguiria reconhecer.
    Adorei, Odete! Do melhor que já li!
    xx

    ResponderEliminar
  5. Ao falar sobre momentos mágicos, você diz "nem sei descrevê-los". Mas é tão bela a forma como menciona o sentir que já estive aqui antes, li, me deliciei, e voltei.
    Em "terra árida de humanidade", proclamar um amor que se reproduz fazendo nascer rosas que traduzem saudade é colocação poética magistral. Maravilha de texto!
    Desejo-lhe um abençoado Natal, ao lado dos que lhe são queridos. E um 2015 de muita luz e possibilidades, onde possamos manter essa harmoniosa convivência, que muito prazer me dá. Grande beijo!

    ResponderEliminar
  6. Morrer de amor e nele renascer. Nada mais belo, mais puro , mais poético , mais sofrido.
    Vou reler e deixar lambuzar a minha alma nas tuas palavras.
    Beijos mil.

    ResponderEliminar
  7. Lindo, Odete!
    FIquei ausente por um tempo... senti falta de tuas palavras.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  8. Este é um dos espaços mais Crazy que conheci em 2014...
    Continue assim, livre...
    Boas festas e realizações felizes!
    Namastê!

    ResponderEliminar
  9. Provavelmente um “excerto”, de algo muito bom.
    A exaltação do Amor que perdura para além da vida terrena, e se oferece sob a forma de rosas vermelhas.
    É tão intensa e forte esta imagem que quase se sente o perfume das rosas.
    Ficou-me um gostinho de “quero mais…”
    Para quando?

    Minha querida, desejo
    UM NATAL MUITO FELIZ, COM PAZ, HARMONIA, E MUITO AMOR!

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  10. Um Natal de paz, saúde e um Ano Novo cheio de sucesso!
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  11. Guardo os pequenos detalhes desse
    ano caminhando a seu lado,
    em minha memória e no meu coração ,
    tens um lugar eterno e especial
    onde guardo nossa amizade.
    Obrigada..Obrigada de todo coração..
    Você é tão especial que deixa marca no coração,
    quando ausente sinto saudades.
    Preciso demais da sua companhia...
    A vida é uma grande escola ,
    onde plantamos e se escolhermos boas sementes,
    certamente vou colher as mais belas flores.
    E fazer dessas flores que dei o nome de amizade,
    as mais belas e perfumadas no jardim da minha
    existência.
    Um abençoado final de semana.
    Um santo Natal para você e sua belíssima família.
    Carinhosamente.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  12. Seu comentário poético me deixou encantada, como sempre fico ao ler o que escreve. Versos muito lindos! Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde, relata um amor forte que sempre vai sobreviver, poema lindissimo.
    Votos de um bom e feliz Natal.
    AG

    ResponderEliminar
  14. Um colossal texto de amor.
    Que para além disso é muito poético.
    Qualquer que seja a tua escrita ou o teu registo, as tuas palavras surgem sempre impregnadas da tua marca de excelência.
    Querida amiga Odete, desejo que tenhas umas Festas Muito Felizes, na companhia da tua família e dos que mais amas.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  15. Matar a fome , acho que nunca se mata...como tão bem aqui escreves neste texto tão lindo .

    Minha querida, te abraço e que tenhas bom domingo :)

    ResponderEliminar
  16. Excelente poema....
    O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.
    ~Elleanor Roosevelt
    Votos de Boas Festas....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Odete , concordo com a Laura . Este seu texto é um dos mais belos que nos presenteou . Obrigada pela partilha e por suas visitas ao meu espaço . Aproveito para desejar a você e família um Natal abençoado e um 2015 de paz , com saúde e alegria . Beijos

    ResponderEliminar
  18. Orgulhosa da vossa presença e belíssimos comentários, aqui estou a agradecer-vos. É o mínimo que posso fazer...
    Bjos de carinho :)

    ResponderEliminar
  19. O Amor tem o seu prolongamento na terra que acolhe as rosas. A sua eternidade é a Vida depois da Vida.
    Magnífico!



    Beijos



    SOL

    ResponderEliminar