domingo, 3 de outubro de 2010

Apontamentos de um lugar Parte I

Estamos sempre ansiosos pelas férias. Não daquelas grafadas com f minúsculo! Aquelas…Férias, de sonho de preferência! Fazem-se malas apressadamente, escolhem-se os mais belos trapitos(para a noite, claro), outras mais de ocasião (descontracção também liga com evasão)…
Parte-se de avião, para chegar depressa ao destino. Parte-se à descoberta do quarto do hotel, fazem-se comparações com outros…Ah, que bem instalados…
Provam-se iguarias, escolhemos os sabores, se são férias há que experimentar sensações gustativas, tradicionais, de preferência…
Depois, bem, imaginem….
Ah, as fotos (tire muitas fotos, stora-pediram-me as minhas catraias).Não podia desiludir! Esta viagem também lhes pertence, não podendo partilhar os momentos, levo imagens captadas pelo meu olhar…
Isto foi apenas intróito…Na verdade quero registar o que não se pode mostrar em imagens…Incidentes, talvez, daqueles que não têm nada de especial mas que lhes achamos uma graça inusitada como quando somos crianças ou jovens em grupo, dizendo umas graçolas que nos levam a dizer “que tarde-ou noite”
Dos lugares não falarei muito, neste capítulo, vou reservar para um outro, conforme a vontade de escrever.
Primeiro as línguas, logo pessoas, com quem contactei, por escassos momentos – umas palavritas de espanhol, outras de inglês, imensas em francês (até com o recepcionista privilegiei esta língua- “armada”, pensarão alguns dos que terão paciência para ler este texto; fiquem a saber que não me importo nada).
“Je n´ai jamais trouvé une personne qui parle très bien le français”-disse o senegalês – sourire très large - que me fez um bom desconto no colar de “pierres repaintues par sa mère”…Evidente que se referia àquele lugar, pertença de espanhóis…Também não sei se de facto o colar tinha esta origem, mas que importa, neste mundo tão efémero!
E a foto que queria ter junto à cascata – artificial, é certo! Aproxima-se um jovem casal…Tento o inglês, mas para meu espanto, embora holandeses, desatam num espanhol, (quase português, conheciam alguma coisa de Portugal e queriam voltar), e naturalmente surge um conversa muito agradável, civilizacional, essencialmente…Belo momento intergeracional e a foto ficou linda!
O que é fantástico é este mundo global, ainda capaz de se entender.. Nos lugares que visito, prefiro a dita geografia humana…
E quando queria ter net!!! Se eu não tinha, bastava olhar em redor –só no átrio da recepção é que havia Wireless- e numa misturada de palavras, lá percebíamos que quando diziamos “no useful”, era melhor largar o notebook e ir até outro lugar..
OF - 17-08-2010
(Nota: este texto ainda foi escrito no avião de regresso de Tenerife; contudo não o postei porque queria escrever uma 2.ª parte, relativa aos lugares: Entretanto os afazares foram tantos que fui protelando. Nesta breve pausa, decidi concluir e postar as duas partes…Mais vale tarde do que nunca!!!).

5 comentários:

  1. Viagens, fotos, recordações. Se pudesse passava a minha vida por aí, na roleta, se bem que ultimamente dou por mim sem aquela necessidade de viajar, a absorver tudo o que se passa em casa:)

    bji gde

    ResponderEliminar
  2. P.S: très belle. On dirait que tu as 40 ans:)

    ResponderEliminar
  3. E fazes mto bem...
    Qto à ft a que aludo no texto, n é esta, essa teria q ter a cascata, mas estava em trajes adequados à praia...Podia ferir olhos mais púdicos!!! :) :)
    Merci de ta gentillesse!!! Bjuz

    ResponderEliminar
  4. Cascastas! (posso confidenciar-te que tenho uma fantasia louca numa cascata? Não quero morrer sem a concretizar.lol)
    jinhos mil

    ResponderEliminar
  5. Nem sempre vou ver os comentários de posts mais antigos...Hj deparo-me com este...Ri (com 1 certo ar de malícia). Só tu para escreveres isto!!!! Quase me apetecia pôr a ft da cascata!!!
    Bjuzzz

    ResponderEliminar