domingo, 3 de outubro de 2010

Apontamentos de um lugar Parte II



Ilha de contrastes, a de Tenerife…,
Tom esbranquiçado, esfarolento, alternando com nuances de preto vulcânico, em rochas de porte significativo, apoiadas em outras de menor porte, fillhotes amparando a mãe de idade já avançada, contrariando um leitmotif muito em voga (este país não é paera velhos)…
Vegetação rasteira, rareando, sobrevivendo apenas pela força vital da própria natureza, que assim o deseja…
Mar e um quase deserto, alguns picos elevados, encadeando-se, em certos espaços, interrompendo um continuum, talvez como a vida – umas vezes encaixa-se, outras ruptura-se…
Não aprecio as cores, evocam-me a luz mortiça das candeias, um tempo que não traz saudade, a não ser a que é própria de um tempo em que não havia electricidade…
A auto-estrada rasgada nesta paisagem mais inóspita que atractiva, não terá causado muitos danos ambientais…
Mas eis que surgem os oásis: palmeiras, uma flora diversificada, tremendamente chamativa: verdes, cores choque – roxos, vermelhos, amarelos indefinidos…- e as formas – ora curvilíneas, ora selvaticamente irregulares…
As pedras, senhor, as pedras: geralmente associamos uma semântica negativa a estes elementos da Natureza. Aqui são pertença de um reino que assim se fez: apareceram, provavelmente, de forma tosca. Repelente, talvez…
Mas, neste caso, a mão humana fez um belíssimo trabalho: poliu-as, quando necessário e delas fez belas estátuas (sentido figurado, claro), que embelezam esses oásis, tornando-os tão únicos, quanto a ilha que escolhi para estas férias…
Para o ano haverá outro projecto. Há tanto a descobrir, que seria imperdoável regressar a um sítio que tão bem está gravado na minha memória!

(Nota: este texto foi apenas escrito, nesta data -02-10 – baseado nas notas que registei na viagem de autocarro, até ao aeroporto, já no regresso.)

3 comentários:

  1. Alguém me prometeu levar-me a Tenerife. Achas que vai cumprir a promessa?;)

    bji gde

    ResponderEliminar
  2. Hum, vou ter a crença que tu tens, ok?
    Bjuzzz
    (Como vais de saúde?)
    Tb me preocupo
    Bju

    ResponderEliminar
  3. Ok.:)lol

    (vou indo, no meio das tonturas, ou vertigens...hoje agravadas com insónia. Estou bonita!:( )
    :)
    OBRIGADA, QUERIDA!:)
    bji gde

    ResponderEliminar