quinta-feira, 15 de abril de 2010

A ti...

Aconteceu há poucos dias. Nunca se espera, mas um dia alguém te comunica: partiu. De imediato, surgem flashs de memória, accionados pela vivência que essa pessoa te aportou: umas vezes são muito iluminados, ofuscam, outras mais opacos. Contudo, não deixamos de ficar alheados, ainda que por instantes, da nossa realidade e teletransportamo-nos para junto dessa pessoa. Acaba por ser a nossa silenciosa homenagem...
Aconteceu há poucos dias. Partiu, certamente, em paz: com ela e sobretudo com todos aqueles a quem deu pedaços da sua vida. Sim, não exagero, foram mesmo pedaços, senão não teriam surtido efeito. Quantas palavras sábias, quantos sorrisos ternurentos, quantos encontros afáveis, quantos episódios contados, com um riso mais provocado que solto (era contida), quanta cumplicidade, quanta história de vida!
Não tenho memória de haver alguém que não se sentisse atraído(a) pelo seu natural encanto: disciplinada e disciplinadora, como se tudo fluísse naturalmente, sem esforço, sem disfarces. Figura pequena, alma tamanha! Há pessoas assim, inspiram-nos! Clonam sem o desejar, porque é mesmo assim, as boas sementes têm que germinar. Não gosto muito de dizer que foi exemplar, temos tendência a coisificar, e não é disso que se trata. É de essência que falo, é de algo que sentimos mais do que vemos, não é uma coisa, é uma pessoa. E ser pessoa, não é fácil de dizer de forma simplificada.
Aconteceu há poucos dias. Partiste, Lia Videira, a professora que, em certo momento da minha escassa idade, traçou, com gestos quase imperceptíveis, o rumo da minha vida. Talvez seja um dos seus clones, ainda que muito imperfeito. Mas como me sinto bem em sê-lo! E como gostaria de ter a certeza que conseguiria deixar também, neste mundo, muitos clones da minha essência como professora. Presto-te homenagem, divulgando um pouco do meu sentir. Não me despeço, a minha memória ficaria amputada. E como quero conservá-la inteirinha!!!

2 comentários:

  1. Helena Gonçalo01 novembro, 2010

    Tenho a certeza que a minha avó se reveria nestas palavras.

    Obrigada pela homenagem.

    Helena

    ResponderEliminar
  2. De nada; Helena...
    Só hj vi o comentário...
    O que escrevi não foi nada de especial!
    Ela sim, foi especial...
    Bjinhos

    ResponderEliminar