terça-feira, 27 de abril de 2010

Um simples registo

Dia pesado, daqueles em que nos dói mesmo algumas partes do corpo, de tão pesado. Histórias verdadeiras, factos que não chegam a ser notícia, por uma única razão: são demasiados, não cabem nos suportes de papel (mesmo que se juntassem todos os jornais e revistas do mundo...), mas cabem na alma, acreditem!

Quero compreender, é um imperativo visceral! Impossível, ninguém se disponibiliza para dar explicações. Talvez, se fossem pagas à hora e a bom preço, me concedessem algum tempo para me sossegar. É que, se nos explicarem, ficamos informados e podemos ir fazendo exercícios de aproximação à compreensão daquilo que, à partida, parecia inexplicável.

É espantoso como se desperdiçam tantas energias em actos que podem marcar vidas, humilhando seres indefesos! E há tantas formas de o fazer e tão subtilmente que ainda ficam agradecidos. Completa inversão de valores, de actuações. Mesquinhez pura. Abominável, mas parece ser o pão de cada dia.

Amanhã, alguém se esforçará por potenciar energias para evitar mais danos colaterais. É nisto que aposto, todos os dias. O serão já vai longo, mas este registo teria que ser produzido hoje. Noutro momento já não teria sentido.

7 comentários:

  1. Identifico-me...
    Ultimamente, a seguir aos blogues o que leio mais são os jornais, mas ultimamente as notícias têm-me cansado a vista. Já li e vi muito na vida e ainda não precisei de usar óculos! É verdade, recentemente até desvio o olhar do telejornal e só mesmo desprevenido. Ando com a sensação que nada disso já me interessa, porque nada disso é uma novidade. Talvez o mundo gire cada vez mais tonto, à deriva, ou então sou eu que ando chateado, estranhamente pobre de espírito e egoísta, como todo o ser humano mostra cada vez mais ser! Porventura todos devem estar como eu, a precisar de uma boa notícia. Algo que surpreenda, pela positiva. Uma notícia diferente que nunca antes tenha sido escrita. Algo que mudasse o rumo da Humanidade. Uma notícia de última hora que alguém teria a satisfação de anunciar. Uma boa notícia que valesse a pena ser lida. Uma notícia de verdade.

    ResponderEliminar
  2. Mais um texto espetacular!
    A stora nasceu mesmo para isto!
    Continue,beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Bem, penso que nunca se nasce para qualquer coisa, há muito de aprendizagem, mas sei lá...
    Só sei que nada sei! Há milhares de anos uma mente brilhante fazia desta frase, um grande princípio filosófico!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste texto ( como é hábito )! Também concordo que tenha nascido para isto, mas não só! A sério, devia escrever um livro! Qualquer coisa... Só sei que teria um enorme gosto em apresentá-lo à turma nas apresentações orais! Mesmo! Iria ficar muito feliz por o fazer! E, nesse dia, gostava que fosse assistir a essa aula! Ia ser um dos melhores dias da minha vida escolar! Bem, estou aqui a sonhar alto! Nunca é demais sonhar... ;)
    Beijinhos, Bruna Patrícia

    ResponderEliminar
  6. Sabes, de facto até penso em escrever um livro, mas exige tempo e esse escasseia...
    Agora, o desejo que deixaste registado, é que me enche a alma...
    E sonhar, bem sonhar é algo que não nos conseguem roubar! Podem esmagar-nos um sonho, dois sonhos, muitos até, mas não nos esmagam a capacidade de sonhar! Acho mesmo que se vive porque se sonha, sobretudo acordada! Mais uma vez, obgigada. Beijinhos :)

    ResponderEliminar