segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As cores do Planeta


Sempre nos habituamos a referenciar o nosso Planeta pela cor verde, ou azul… Mas branco?
Bem, é o título de um livro infanto-juvenil (embora esta etiquetagem não me agrade de todo) de Miguel Sousa Tavares (MST) “ O Planeta Branco”. Levei-o para férias (queria descobrir outra vertente do MST, por questões profissionais, vê-se…
Não desgostei. Há preocupação de passar algumas mensagens que, devidamente descodificadas, em aulas vivas (sinónimo de interacção mais adulta que infantilizada), se pode abordar com alunos ainda muito jovens.
Não pretendo fazer uma apreciação literária, apenas despertar a curiosidade para a sua leitura (pretensão que muitos visitantes do blog acharão despropositada e terão razão…) e fazer eu própria umas leves, levíssimas reflexões…
Uma incursão (o enredo) bem arrojada no espaço, uma chegada (por artes, quase mágicas) ao Planeta Branco…
Portanto, a mensagem concentra-se praticamente, entre as páginas 72 e 78…
Algumas frases e termos que obrigam a reflectir.
MST fala em destino – crê nele, cremos nele?
Algum vocabulário, cuja semântica nos remete para a vida (viagem, túnel, medo do desconhecido, espanto, curiosidade (…) e a figura branca – sempre plena de simbolismo – que aparece no final da” viagem”.
As perguntas e respostas que necessariamente se seguem…Afinal o que aqueles três personagens estão ali a fazer e porquê. Quem afinal decide o quê (se é que há alguém a decidir).
E, sumo dos sumos, o Planeta Branco é habitado? Pois sim, é! E praticamente por duas espécies dicotómicas (bem me lembrei, nesta leitura do nosso Gil Vicente e o Auto da Barca do Inferno).
A casa dos mortos, esse Planeta Branco, destinada aos mortos, independentemente de terem vivido esta ou aquela vida, terrena!
Contudo, MST reserva outra moradia a uma espécie de Homens e Mulheres, que terão sido inocentes, generosos, (…) e se trasmutaram em estrelas que povoam o Universo! – facto que nos é transmitido como de ideal!!!
É uma história, cujas mensagens terão de ser discutidas com abertura. É que hoje esta questão da inocência já não tem o sentido de pureza, que, provavelmente, MST terá querido ainda transmitir.
Em todo o caso, quanto finalizei a leitura, estava numa praia de areia preta, pejada de jogos igualmente pretos. E não é que o destino me prega uma partida? Mesmo ao lado havia um único jogo branco…Simbólico: era o meu Planeta Branco.Certamente o meu lugar quando deixar este mundo. Estrela, segundo MST é que não serei!
25-08-2010

5 comentários:

  1. Bem, consegui, mas 1 pouco por tentativas, mesmo seguindo as tuas indicações (n1 das vezes, indicava problemas de conflito com outro utilizador!!!). Quando quis editar o texto para corrigir uma coisita, voltava a não assumir. Ora, os textos , por vezes, tb batem o pé.Já ganharam a sua maturidade! :)

    ResponderEliminar
  2. Ah, já me esquecia: daqui a nada, abro o blogue e não o reconheço! Ok, aceito a troca... E 1 arquivo de fotos, queres pôr??? :) :) :) :):):) :)

    ResponderEliminar
  3. Se batem, minha querida! Mas olha que esta máquina arrelia-os muitas vezes. O segredo é não te deixares vencer por ela, ora!:)
    (qualquer problema/dúvida, liga.:))

    Diz lá que esta foto não te dignifica mais...:)
    Pena foi não ter sido possível copiar a do Face (estás ainda mais bonita!)

    Ah...e faltavam por aqui umas borboletas ou passarinhos, mas lá está, a net é um mundo infindável e nem sempre o que se procura se encontra, da forma como queremos.

    Qto ao livro de MST, aqui está uma boa surpresa.
    É que eu não gosto mesmo nada deste senhor, por isso nunca o li. Porém, agora, com a tua sinopse ficou o bichinho...
    Huuum, o que transmitimos uns aos outros!:)

    Tem um dia lindo!
    bji gde

    ResponderEliminar
  4. Hoje foi um dia mto cheio, as férias acabaram e a agenda vai começar a ficar bem preenchida...
    Já estou com saudades...
    Obg pela surpresa, qto ao blogue...
    (Bem, fotos não faltam, 1 dia escolher-se-á outra, obg pelo simpático elogio :)
    Aproveito para desejar um bom recomeço lectivo...
    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Pois...recomeço! Vai doer (começo em cheio com uma formação que terei que dar a conhecer aos colegas:()
    Enfim...n há-de ser nada!:)

    Um gde beijinho e um bom recomeço para ti tb:)

    ResponderEliminar