sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Onde estamos?



Deambulei pelo centro da cidade, calcando os minutos que me têm sido sonegados ao lazer mínimo do ser humano. Perfurei, com o olhar, o vazio instalado. De pessoas. De coisas. De movimento. Apalpei a crise. Lojas transformadas em buracos escuros, plantados à superfície. Esta, pelo contrário, está lisa, perfeitamente transitável, previsível!

“Trespasse”: ao desalento acresceu o arrepio. Revi o espaço vivificado, até ainda recentemente, com conversas animadas e discussões culturais, aquando de alguns eventos aí realizados.

Usando a economia narrativa, sei que os leitores inferirão o meu sentir e que as vossas memórias se sobressaltarão… Afinal estamos (quase) todos em modo “Trespasse”!

Odete Ferreira       26-12-2012

9 comentários:

  1. Olá amiga !
    Agradeço a tua visita ao meu cantinho quase em...trespasse mas não tem sido por falta de "visitantes" ;) mas antes por opção : as minhas actividades eram demais e quando me dedico a algo, gosto de o fazer com força, com paixão, com responsabilidade, com honestidade, com amizade, com carinho... Todas as manifestações de amizade que recebi foram direitamente para a minha parte sensìvel : o meu coração.
    Sem querer criticar o teu magnífico texto - aliás como são sempre os teus escritos ! - pergunto : Estaremos mesmo em modo "trespasse" ? Talvez alguns. Sou voluntária num centro comunitário duma paróquia e vejo casos de grandes necessidades mas regressei agora mesmo de ter ido apanhar um pouco de ar e sol na praia e no café onde tomei o meu cafézinho (€1,10 !), faziam fila para almoçar às 14h30. Ontem, fui trocar uma prenda de Natal numa loja num centro comercial que estava apinhado de pessoas a comprar. Diz-me, onde está a crise ? Às vezes não entendo...
    Desejo-te um Bom Ano cheio de boas surpresas e felicidade !
    Beijinhos
    Verdinha

    ResponderEliminar
  2. Lojas em trespasse e lojas de compra de ouro proliferam por aí.
    Texto sentido, como sempre!

    (que bom que é ver a Verdinha por aqui:))

    bji, querida

    ResponderEliminar
  3. Olá mori...
    Pois estou igualmente abismada com a crise a meias que existe nesse e neste Pais donde vivo...Tudo parece miserável quando estás dentro do comedor ou na cruz vermelha ou nas Cáritas...Mas logo resulta que te dás um passeio por aí e sais à noite e os restaurantes estao cheios ..As novas grandes áreas de lojas(Centros comerciais) novos estao abarrotados e as bichas sao intermináveis..E nota-se cada vez mais que quem tem muito dinheiro tem mais e os que nao,cada vez estao sofrendo mais esta situaçao..Assim que será que há meio ou mais da metade do Pais em trespasse!!!
    Aqui só deixar-te esse resquicio esperançador..de que cada um se imponha pequenissimas metas e as consiga neste novo ano 2013...Sorte..muita saude e muito amor...Beijos minha querida Eu..Tua amiga ines

    ResponderEliminar
  4. Odete querida!
    Já passamos por aqui por tantas crises, mas tantas, que quando dizem que brasileiro tem raça acredito mesmo. Tem por aí notícia do que acontece no nordeste? A seca desse ano foi a pior de toda a história...e o povo nordestino sobrevive nem sei como. Vocês, portugueses, irão sim sair dessa crise! Enquanto isso deixo meus votos de um 2013 novo e bem próspero!!! Acrescento com um trecho da Receita de Ano Novo de Drummond que, imagino, deve conhecer: "Para ganhar um Ano Novo
    que mereça este nome,
    você, meu caro, tem de merecê-lo,
    tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
    mas tente, experimente, consciente.
    É dentro de você que o Ano Novo
    cochila e espera desde sempre."
    Beijuuss carinhosos e verdes (esperança sempre) para vc e toda família!

    ResponderEliminar
  5. O ANO ESTÁ CHEGANDO AO SEU FINAL.
    CADA MÊS DE 2012 VIVIDOS FORAM MARAVILHOSOS
    TREMENDAMENTE ABENÇOADOS POR DEUS.
    TEVE TANTOS DIAS DIFERENTES UM DO OUTRO
    CADA TROPEÇO UM APRENDIZADO.
    OS MESMOS ERROS NÃO SE REPETIRAM NO ANO NOVO.
    AS MESMAS ALEGRIAS TAMBÉM NÃO VOLTARAM
    A SE REPETIR .
    POIS ALMEJAMOS A CADA DIA SERMOS MELHORES E MAIS FELIZEZ.
    TÁ CHEGANDO A HORA , JÁ É CONTAGEM REGRESSIVA
    A SEPARAÇÃO DE 2012 PARA 2013 É ENEVITAVEL O TEMPO NÃO PARA.
    DESEJO UM ANO NOVO DE DURADOURA FELICIDADE.
    OBRIGADA PELO CARINHO .
    OBRIGADA POR CADA VISITA ESPERO PARA TODOS NÓS.
    UM ANO NOVO DE SAÚDE PROSPERIDADE E ACIMA DE TUDO
    FÉ, POIS É NOSSA FÉ QUE FAZ MOVER O MUDO DENTRO DE
    CADA UM DE NÓS.
    FELIZ 2013.
    BEIJOS NO CORAÇÃO CARINHOS NA SUA ALMA.
    CONTO CONTIGO ,,EVANIR

    ResponderEliminar
  6. Verdinha, Nina, Inês e RÊ:
    há sempre dois lados da mesma moeda; cada uma de vós refere uma perspectiva; também me surpreendo com muita coisa levando-me a interrogar onde está a crise; chego a pensar e dizer que se trata de intoxicação informativa para aniquilarem qualquer reação...
    Contudo, é uma constatação o lado que refiro no texto. Tanta gente que já está muito abaixo do limiar da pobreza. E a dita "classe média" também teve que começar a viver de outro modo.
    Em todo o caso, são os jovens que estão no topo das minhas preocupações. Há uma geração "hipotecada" à força. Eu própria me sinto mais amarga, revoltada com os que, sem escrúpulos, nos conduziram a este estado.
    Mas não deixo de sentir o pulsar da vida e muito menos de fazer "o meu ano novo", como aconselha o querido Drumond. Receio é que muita gente não tenha ânimo para tal, se bem que o ser humano é um sobrevivente nato...

    Sou-vos muito grata, pelos testemunhos que me deixastes.

    Bjos, amigas :)

    ResponderEliminar
  7. Evanir: grata por suas palavras e como já respondo dentro de 2013, tentarei viver cada dia o mais serenamente possível e iluminar caminhos de que tenho de cuidar.

    Sempre que puder, estarei com você no seu cantinho!

    Bjos, com carinho :)

    ResponderEliminar
  8. Trespasse dói - como se se trespassasse a vida e a alma das pessoas e dos lugares que amamos.
    Partilho a tua forma de sentir, amiga Odete.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. É amiga Teresa Almeida, a semântica de trespasse vai muito para lá da transação comercial...

    Bjuzz, amiga :)

    ResponderEliminar