domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como não sorrir ao dia?



Como não sorrir ao dia apesar do meu olhar estar a ficar mais envelhecido? Explico: o risco nos olhos já não desliza tão certinho, fruto da marca do tempo. Registei o pormenor mas não entristeci. Talvez o meu sentir poético se tivesse até aguçado. Sei lá, mas a verdade é que, mal transpus o portão, a pequena amendoeira me brindou em festa: vestida sensualmente, flores como mini-saias ousadas, colorida em nuance de cores entre o branco e o rosa…Símbolo de um ciclo da natureza que atrai turistas, anualmente, fazendo o percurso das amendoeiras em flor, regado com os suculentos pratos de terras do planalto.

E foi do planalto mirandês que saiu, há uns tempos, um livro de poesia da amiga Teresa Almeida – Ousadia. É mesmo! Somos teimosos porque ousamos desafiar, amando, os espaços desérticos, os montes de mulher, as rochas de machos, os xistos de raça…Porque bebemos a sedução das giestas, das urzes, das maias… E é desta beleza que se veste a mulher transmontana. E é nesta beleza que o poema da subtileza se solta e vem à boleia por trilhos, caminhos, estradas ou rios, abraçando o mar, seu pai, recebendo a bênção na foz do Douro. E por espaços do Porto se vai afirmando. Estive, uma vez mais, num espaço onde regressarei sempre que puder…Abraço-te “Ousadia”. Já te amo, Porto, em poesia…

(Texto que, não sendo de homenagem específica, escrevo como hino ao deslumbramento das palavras e do meu sentir mulher…)

Odete Ferreira, 24-02-2013

5 comentários:

  1. Como eu gostaria de me saber expressar assim!
    bji, querida

    ResponderEliminar
  2. Que be-le-za de escrita! Acho que nunca vi uma amendoeira florida...que delicadeza, imagem + palavras de uma MULHER.
    Beijuuss

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, querida amiga Odete!
    Adorei a tua presença na apresentação do meu livro. Apreciei a sensiblidade das tuas palavras que ali e aqui proferiste como se tivessem emergido dos trilhos que percorri e, com "Ousadia", partilhei. Momento que guardarei com o brilho e a sedução que tão bem sabes dizer. Até a amendoeira estava em festa. Que bom!
    É com emoção que te agradeço e te abraço.
    Bem hajas! Bjuzz. :)

    ResponderEliminar
  4. Como não sorrir com as vossas tão amáveis palavras?

    Foi mais um domingo em que gosto de escrever prosa. Desta feita, aliada a um evento que me deu especial prazer em estar.

    Obg, amig@s. Bjinhos :)

    ResponderEliminar