domingo, 10 de agosto de 2014

Por onde tens andado, EU?

Por vezes reparo no histórico das postagens. Inicialmente, deixava mais partilhas. Tantos momentos que foram eternizados neste espaço! Não diminuiu o ritmo da escrita, tampouco as minhas vivências se tornaram insignificantes.
A verdade é que passei a estar mais ocupada na leitura de escritos, quer em blogues, quer em sites de poesia, como ainda em grupos poéticos na rede social do FB, onde, também, vou alimentando duas páginas. Mas estão magras, coitadas! Consequentemente, a quantidade de postagens no blogue ressente-se. E confesso: frequentemente, tenho dificuldade em escolher o que partilhar…
Este preâmbulo foi apenas um aperitivo para o menu de que vos quero falar, de cariz mais pessoal. Continuei a estar presente em eventos literários (mais espaçadamente nos últimos tempos, pelos motivos que conhecem) a participar em algumas Antologias (prosa e poesia), a estar presente em muitos lançamentos de livros, atividade que deixo registada na página do FB, afim de não sobrecarregar o blogue.
Repescando o título, tive, desta vez, vontade de partilhar convosco alguns momentos, ocorridos recentemente, dos quais vos deixo um apontamento fotográfico.


Amigo desde sempre (Albano Viseu), colega de excelência, no trato e profissionalmente, aceitei, de imediato, o repto para falar do autor e obra publicada, aquando do lançamento da obra “A Simbologia das Palavras” -  os sentidos implícitos nas canções de Zeca Afonso.

Encantado momento literário, abrilhantado pela atuação de colegas cantando algumas das canções alvo de análise na obra. Os presentes pediram bis, no final, acrescentando as suas vozes à canção “Venham mais cinco”.
Uns dias mais tarde, sem falsa modéstia (defeito de que não quero enfermar), soube-me bem, mas mesmo muito bem, o almoço/homenagem com que os colegas do departamento de Línguas e Ciências Humanas e Sociais me presentearam.
 
Emocionei-me? Mais do que isso! Rolaram umas lágrimas cristalinas. Valeu-me não ter posto rímel. Discursei? Não! Falei apenas, nem sei de quê! Orgulho foi ver e sentir que, junto de tantos intervenientes educativos, fui e continuarei a ser uma referência.
Este e tantos outros momentos de reencontro conferem sentido à nossa vida terrena. Pouco a pouco, vou-me desfazendo de dossiês pessoais. Sem qualquer constrangimento. Contudo, se tento fazer o mesmo com os dos alunos, ainda não sou capaz de os enviar para a reciclagem. Até quando? Não sei…
Odete Ferreira – 16-07-2014

(Concluídas as obras, reorganizada a casa, é tempo de passar para o Word o que rabisco no bloquinho e de retomar as visitas aos vossos espaços. Ainda não será com a celeridade que gostaria. O calor amolece e, de manhã, tenho de apanhar uma horita de sol, num resguardado recanto do jardim. Recomendação médica e eu cumpro de bom grado.)

28 comentários:

  1. Querida amiga Odete,você sempre será exemplo e referência!!!
    vc é sempre doce e intensa, na medida certa.Meu coração já se acomoda perfeitamente nas tuas linhas...obrigada por compartilhar tantas pequenas grandes coisas.Sem nenhuma surpresa me tornei sua fã a pouco tempo.Um beijo e ótima semana...

    Célia

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, querida Odete.
    Eu estava mesmo sentindo a sua falta nos espaços pessoais e no blog "O Refúgio Das Origens", mas lendo esta postagem entendi a razão.
    Fico muito feliz por você, pois o seu valor está sendo reconhecido e você ativamente participando do mundo literário.
    Você escreve com propriedade tanto em suas obras quanto nos comentários.
    É um prazer ler-te e receber suas amáveis visitas.
    Tenha uma semana de paz.
    Beijos na alma.

    http://refugio-origens.blogspot.com.br/

    http://carinhosemselosdosamigos.blogspot.com.br/

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Não é surpresa para mim, mas congratulo-me pelos muitos momentos partilhados contigo. Reconheço-te cativante e calorosa para além de boa escritora e por isso brindo contigo - emocionada!
    Bjuzz. :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por essa homenagem , merecida!

    E é bom , sei por experiência minha,ver o nosso trabalho reconhecido e respeitado ( mesmo dez anos após a aposentação ) e se não gosto de presunções também não aprecio falsas modéstia, rrss

    As fotos estão muito boas e desejo, minha amiga, que continues assim com essas agradáveis actividades e nos dês o prazer da tua companhia sempre.

    Abraço caloroso e boa semana :)

    ResponderEliminar
  5. Grande, Odete ! Que a tua eloquência perdure jovem e a tua pena esbelta !
    Beijos da D.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns assim conquista mais um espaço, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  7. E, então, ao mesmo tempo que agradeço o teu olhar, derramo o meu pelas tuas páginas descobrindo que a tua luta é parecida com a minha: a busca por novas alvoradas. Não é uma ameaça, é certeza: voltarei por aqui mais vezes!
    Beijos, Odete!

    ResponderEliminar
  8. Antes demais quero dizer que estás linda nas fotos! Isto não pode ser uma mulher aposentada! ;-) É claro que não podes mesmo estar parada com essa jovialidade toda, e esse sentido de compromisso.
    Muito bonita a homenagem prestada, e o poema "À Maria Odete".
    xx

    ResponderEliminar
  9. Sempre haverá momentos de partilha. Sem ela é estéril a criação.
    bj

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Odete! Está linda na foto!!!
    Beijuuss

    ResponderEliminar
  11. Bela e merecida homenagem!!
    A emoção é uma fonte cristalina essencial, a tua sensibilidade e
    excelência poética evocam em nós (leitores e fãs) a emoção
    de ler-te, amiga!
    Muito bela e luminosa (uma horita de sol)...
    Bjos,querida Odete.

    ResponderEliminar
  12. Gostei do "sem falsa modéstia", que mostra autenticidade e auto-conhecimento, onde se inclui, certamente, um reconhecimento do que se faz e a satisfação pelo que se realiza. Você está bela nas fotos, jovem e cheia de vida. Os versos que lhe dedicaram são um presente que emociona. Parabéns! Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Odete , belo post em todos os sentidos , principalmente por espelhar sua alegria e brilho . Você é merecedora de toda homenagem . Parabéns ! Aproveito para lhe agradecer as recentes visitas ao meu espaço das quais eu sentia saudade . Beijos e boa semana .

    ResponderEliminar
  14. Minha querida

    Eu também olho o histórico do meu blogue e vejo que tenho postado bastante menos, embora tenha muita coisa escrita, mas é uma complicação para escolher (nunca gosto do que escrevo) e os dias vão passando. Gostei das tuas palavras e de te ver nesses eventos. Talvez um dia nos cruzemos.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  15. EU,

    perdoe-me usar seu espaço ,não para comentar especificamente sua postagem, mas para agradecer sensibilizado sua honrosa menção elogiosa ao meu nome, no blog Luz de Luma,yes party, na postagem:A banalidade da vida é tediosa para aqueles que estão for dela.

    Confesso que me emocionei!

    Muito grato e um abração carioca.

    ResponderEliminar
  16. Quem adora as Letras, ama a Poesia, é Homenageada
    como uma Deusa, deixando o seu rasto luminoso, cintilante...
    Eu, amei o que se lê e vê:

    "[...]... na liderança
    Tens alma de poeta
    E sorriso de criança.[...]"
    (...)
    "[...] a candura no olhar
    Revela a face sensível.
    Real fantasia
    Na tua escrita plasmada
    Odete, ó doce Odete
    Por todos nós... MUITO AMADA!"

    Guarda este "Testamento",
    Que é teu merecimento.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  17. OI ODETE!
    TUA EMOÇÃO, RESPLANDECE EM TEU ROSTO E TENHO CERTEZA QUE FOSTES MERECEDORA DA HOMENAGEM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Sua visita me dá prazer e vim logo verificar se havia nova postagem em seu espaço. Demorei, mas aprendi e coloquei um blogroll , para facilitar o conhecimento dos novos trabalhos dos amigos. Assim, em cada blog que entro, confirmo a URL e adiciono (rss), como fiz com o seu. Lindos dias para você. Bjs.

    ResponderEliminar
  19. Oi, Odete!
    Também estou orgulhosa de você! A homenagem foi um reconhecimento, uma conquista através dos seus próprios méritos e você estava linda!!
    Além de tudo é cuidadosa com o acervo alheio. Como não amar?
    :)
    Parabéns!!
    Beijus,

    ResponderEliminar

  20. Olá.
    Muito interessante o teu texto.
    Parabéns e beijos

    ResponderEliminar
  21. Emocionaste-me com a generosidade e ternura da partilha.

    Estás linda e gostei de saber desses eventos.

    Gosto muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Odete, você é muito bonita, estou vendo as fotos e as homenagens feitas a você. Parabéns!
    Beijo e muita paz!

    ResponderEliminar
  23. Bom dia, Odete.
    Belas andanças...
    bjo amigo

    ResponderEliminar
  24. Bom Dia,
    faço poucas postagens em meu blog, respeitando um tempo que acredito ser o suficiente para uma interação, coisa que me agrada muito e um dos prazer em estar por aqui. Para vc deixo meus parabéns por esta postagem e textos!

    ResponderEliminar
  25. Minha Querida..
    Agradeço de coração seu voto desde o inicio ,
    pois não sabia que se tratava de mim o poema.
    Eu já vim varias vezes no seu blog me emociono quando venho aqui
    suas postagens tem vida própria .
    Uma feliz semana abraços .
    Evanir.

    ResponderEliminar
  26. Fiz questão de ir aos vossos espaços, antes de fazer nova postagem. Penso que terei conseguido o objetivo, aos poucos, claro, visto a reorganização da casa e (re)decoração me ter ocupado mais tempo do que previa.
    Agradeço, gratificada, a vossa presença e carinho patente nos comentários. Tive especial gosto em partilhar convosco estas vivências...
    BJUZZZ, muitos :) :)

    ResponderEliminar
  27. Odete, percebo seu carinho com quem compartilha suas idéias e afeto. Parabéns pelos eventos citados e um grande abraço e agradecimento pela visita também. Abraços!

    ResponderEliminar