sábado, 19 de agosto de 2017

Tontices e lamechices

Se custou? Em absoluto! Sinto-me como peixe na água, ou melhor, como aquariana num aquário ilimitado de água e tempo! A cadência da contagem mental, medindo a distância, manteve-se ágil. As bordas esbranquiçadas ainda marcam os limites conforme a maré; as ondas permanecem leves como os espíritos que as seguem. O corpo… O corpo é ainda de água a escorrer a malícia do sal benfazejo…
Toquei uma das rochas e o contentamento rebentou, incontrolado, iluminando o rosto e ostentando, sem pudor, as marcas da idade. Durante anos, o conjunto de rochas desiguais, delimitando a praia, foi uma espécie de meta, a marca da superação da caminhada praia afora. Daí que, o gesto simbólico do toque, soubesse ao rebuçado que ainda me é permitido saborear. E, por largos momentos, a sensação de festa não teve idade, apenas um experimento emotivo, o único que sustém o tempo e mantém as asas de anjo…
E todos os pensamentos se assemelhavam, se repetiam, teimando em reproduzir as memórias de verões (sobretudo pela Figueirinha, Portinho da Arrábida e Tróia) com o rebento a apalpar a areia, a chapinhar, a desafiar o mundo azul. Curiosamente, este ano, o olhar só ia na direção da cumplicidade entre avós e netos. E os ouvidos engatilhavam diálogos a partir da doçura das palavras, intensificada pelas bolas de berlim, que os netos e as netas mais crescidos aceitavam prontamente. Ora, férias são férias.  E não se deve recusar ofertas duplamente saborosas dos avós!
Tontices e lamechices… E é tanto!

Odete Ferreira, 18 de julho de 2017
Fotos de Odete Ferreira

Um apontamento sobre o regresso à praia de Monte Gordo, após alguns anos de ausência.


Onde me atrevo a nadar sem receio…


O hábito de deixar chapéus de sol, cadeiras e toalhas na praia, à hora de almoço, mantém-se.

16 comentários:

  1. Maravilha de consideração sobre tempo, idade, netos e avós! Cumplicidade é a sustentação de toda essa sinceridade. Fotos que nos embelezam mente e espírito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste teu regresso à praia de Monte Gordo. Posso imaginar-te a mimar os netos e a interiorizar todas as coisas diferentes que encontraste e os velhos hábitos que se vão mantendo. Consigo entender que "por largos momentos, a sensação de festa não teve idade".
    Fantástico o teu texto, Odete.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Odete, que linda paisagem, que bela recordação.
    Belíssima praia de Monte Gordo, nome diferente. Nada melhor que estar com seus filhos e netos, viver a cumplicidade de estar em família. Penso sempre como será ser avó, mas não sei se terei netos, pois a idade está avançando e nada rssssssssssss. Belíssima postagem. Bj!

    ResponderEliminar
  4. Fico muito feliz por ti...
    Continuação de um Verão muito agradável, gozando as doçuras
    do teu novo e veterano estatuto familiar.
    Abraço, estimada amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. Olha que bom aqui tão perto! Férias são férias, já deves ter apanhado montes de conquilhas.
    Continua feliz rodeada de gente feliz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Quanta ternura há nessas suas Tontices e lamechices, Odete!
    E quanta beleza e tranquilidade nas praias de suas férias!
    Lamento dizer que aqui, o gesto de deixar objetos na praia e sair para almoçar é impraticável, rsss!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Olá, andou pertinho de mim, possivelmente até estivemos perto um do outro, quando temos a beleza para desfrutar diariamente, não ligamos muito (meu caso), quando estamos afastados e volta-se a desfrutar é o encantamento, foi pena não a encontrar, certamente que aceitava o convite para uma mariscada algarvia para a Odete e família, no TAPAS.
    Continuação de boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
  8. Lindo teu texto! Mas vendo o que você fez, sair para almoçar e deixar várias coisas esperando sua volta... tive de rir, aqui não é possível fazer isso! rs
    Beijo, Odete, dias felizes pra você, sempre. Linda praia!

    ResponderEliminar
  9. Gosto das praias com rochas e algas, com cheiro a maresia e ricas em iodo. Não são boas para nadar, mas são óptimas para estar, principalmente no inverno e com rebentação bem forte. Estou a falar de algumas praias do Minho, por exemplo, cuja água a 16ºC até faz doer os ossos...
    Mas, por deveres familiares, acabo por frequentar muito mais as praias sem cheiro, sem rochas e quase sem ondas... Mas são muito boas para brincar com os netos ou para ler à sombra de um guarda-sol...
    Gostei do texto, aqui e ali com ondas poéticas...
    Bom fim de semana, amiga Odete.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Um texto fantástico! Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  11. Sim, amiga, toda aquariana adora água (mar, rio, piscina...)...rss
    Tão bela a tua narrativa, com a poesia no fluxo das ondas do
    pensamento a partilhar teus momentos alegres com os teus
    afetos raízes-familiares. As tontices e lamechices são sabores
    especiais e essenciais a vida!
    Adorei a partilha!!
    Bjos.

    ResponderEliminar
  12. Odete, ainda não havia lido crônica literária de tamanha solidez poética. E fico confuso em saber como classificar este teu texto. Para mim é um poema narrativo ou uma prosa poética feita não a plágio, mas à moda de Fernando Pessoa em um dos seus heterônimos. Sempre admirei os teus textos, mas este é por demais especial. Somente uma pessoa ligada à área da Educação poderia escrever tão veemente exemplar do cotidiano atual, passado, futuro e extemporâneo quando a arte é eternizada pela solidez da construção, como as pirâmides ou as palavras do profeta que são mais estáveis que a estrelas do céu. Creia em mim - estou extasiado pelo deleite deste poema indefinido. Grande abraço e minha admiração.

    ResponderEliminar
  13. Um texto belíssimo, repleto de doçura, ternura, alguma nostalgia, cumplicidades... e lamechices... que só cada um saberá o quanto significam... e o quanto nos são essenciais!
    Adorei cada palavra, Odete!
    Beijinhos! Desejando-lhe óptimos dias de férias, aí a Sul...
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Figueirinha, Arrábida e Tróia, as minhas praias favoritas, as praias que banham a minha cidade de Setúbal cidade do rio azul.
    Espero que tenha tido umas belas e agradáveis férias.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  15. Odete , sou repetitiva mas adoro vir aqui e saborear suas palavras . Como disse a amiga Suzete , também aquariana como
    nós , a água nos encanta e apazigua . Grata pela partilha . Beijos

    ResponderEliminar
  16. As tuas palavras tiveram ainda hoje- que já é Setembro bem fresco- o mesmo bailado das ondas que ainda te brindam com a alegria da tua graciosidade !
    Um texto tão maravilhosamente visualista, sem deixar de ser descritivo...que te sorri, daqui! Gosta do teu estilo, Odete!
    Abraço, amiga!

    ResponderEliminar