quarta-feira, 25 de maio de 2011

O evento – a sessão de lançamento

Cumpriu-se o programado: após o momento musical, o Sr. Presidente da Câmara apresentou a mesa e pautou a sua intervenção focando o que da autora conhece profissionalmente, proferindo elogios que não esperava e que não me cabe reproduzir;  por isso, os meus sinceros agradecimentos. Apresentou, de seguida, o Dr. Fernando Calado, orador principal, a meu ver, visto que era o livro “Em Suspenso” o motivo deste evento. Ouvir falar este orador, é sempre um momento de poeticidade pura. Relevando o que entendeu plasmado na obra, estando a autora como sujeito poético nela retratada, brindou os presentes com palavras encantatórias, à volta da vida que é poesia, sem que me apercebesse que houvesse alguém aborrecido com a laudatória. Pelo contrário: soube a pouco, deixando o apetite aguçado para outras oportunidades… Finalizou, surpreendendo-me (nos) com a leitura de um poema que “apanhou”, talvez daqui do blogue, está postado “Gosto de ti...”, mas não incluído no livro (este tem poemas até ao final de Janeiro, sensivelmente).
Naturalmente, teria que intervir, não que fosse acrescentar nada ao que já tivera sido dito de forma excelente, mas porque assim se impunha. De forma totalmente informal, sentindo-me em família alargada, intervim, discorrendo de acordo com o encantamento que era palpável entre todos. Lembro-me (ninguém tinha um discurso escrito) de ter falado do sujeito poético, o EU, que se centra nas pessoas e nas suas versões vivencionais. É disto que faço poesia; esta está na VIDA e o poeta põe a poesia na VIDA.
Momento alto: a leitura de poemas por alunos, ex-alunos e adultos, entrosando-se gerações, unidas por momentos de palavras…Só ouvindo. Como lhes estou grata!

Depois foi a festa: o convívio, o beberete, a sessão de autógrafos, a entrevista para a rádio e jornal locais, que fizeram questão de estar presentes como amigos, mais do que profissionais que são…Tudo em ambiente quase feérico porque o local o proporcionava. O resto pode ser perfeitamente vivenciado na imaginação de cada um…
 
O essencial do evento está gravado. O meu filho prometeu compactar (penso que não estarei a dizer uma asneira técnica); deste modo, a sessão poderá ser vivida por quem não pôde estar presente e revivida por quem degustou momentos que não se vivem ao virar da esquina…
Estive em suspenso durante dias. Quero continuar em suspenso por muito tempo. Quero ter este meu “EM SUSPENSO” nas muitas mãos que se deleitam com as palavras…
Hoje, uma colega e amiga presenteou-me (confidenciou-me que queria tê-lo lido no evento…) com uma folhinha manuscrita (acrescentando um beijo de muito sucesso) e
que vou colar na primeira folha do meu livro:

Manuel António Pina – Prémio Camões em 2011 e 10º escritor galardoado – disse sobre a poesia “É a forma mais radical de literatura e próxima da língua!”

Não, não escrevo a poesia a que alude Manuel António Pina. Mas inequivocamente partilho da sua ideia!

A todos quantos me apoiaram e contribuíram para este evento, um humilde OBRIGADA!

9 comentários:

  1. Mais uma vez emocionei-me e os olhos estão cheios de lágrimas (a tua prosa é igualmente poética). Estou certa que se lá tivesse estado teria no rosto um olhar quase tão emocionado como o que percebi na foto onde estás tão linda!
    Gosto muito de ti, Odete!
    Um grande beijinho, meu doce. Mereces estes miminhos que a vida te dá e muitos mais.:)

    ResponderEliminar
  2. Quedei-me algum tempo a ler o teu comentário; de manhã li-o mas não pude responder; hoje é feriado municipal (elevação da vila a cidade e início de uma feira) e tinha compromissos. Em todo o caso o facto de ficar um tempo a ler, não se deve a estes factos, é que fico sem palavras e não posso ceder a emoções ( só estou autorizada a tal, na poesia...).
    Se me dizes que mereço, ok, aceito; por vezes só sei que nada sei!!! Brinco :)
    (Espero arranjar 1 foto em que tenho alunos a ler.)
    OBRIGADA por tudo! Bjuzzz, me(Nina)linda, de coração puro :)

    ResponderEliminar
  3. Sei que venho tarde, mas não podia deixar de parabenizar por este fabulástico resumo!

    Traçaste-me não só o que os olhos vêem, mas também o que o coração sente e o espírito apura...

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Obg, oops!!! A intenção era essa: quem não pôde estar presente fisicamente, pode-se imaginar no cenário!
    E tanto que ficou por dizer! :)

    ResponderEliminar
  5. E eu que o diga, não pude estar presente! Mas não posso deixar de lhe dar os parabéns. Tive muita pena de não ter ido, mas infelizmente não podia mesmo, é muito longe, lol. Beijinhos, Patricia

    ResponderEliminar
  6. Querida Patrícia: sei bem que sim (há tantas razões para essa vontade!)...
    Verás a gravação, se não for antes, pelo menos nas férias; já agora uma novidade: o Fábio leu dois poemas :)
    Obrigada (fico toda orgulhosa com a tua correcção linguística...) Bjooosss :)

    ResponderEliminar
  7. Odete, como posso adquirir seu livro? Eu já teria feito essa pergunta se, à época, soubesse da publicação. Ficaria encantada se fosse possível, de preferência, autografado. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo interesse, Marilene. Vou tentar responder por outra via...
      BJO :)

      Eliminar