domingo, 4 de maio de 2014

Gosto de te ver aí sentada

Gosto de te ver aí sentada

Gosto de te ver aí sentada. Hoje enfeito-o. Uns verdes de um arbusto, as rosas das roseiras rasteiras do jardim. Daqui a pouco receberás,em simplicidade de gestos, o tosco ramo. Ficas sempre sem jeito, entre um meio sorriso e um encanto secreto que vejo refletido no teu olhar. Talvez seja a minha veia fantasista a criar este cenário, mas não o creio. Sempre fui atenta a mínimos detalhes. E, como um filme a três dimensões, situo-te em momentos nossos. Tão reais. Tão cheios de ti, mãe!
Gosto de te ver aí. Raros momentos de repouso das pernas já cansadas… Beijo-te de olhares profundos, silenciosos como o amor da cumplicidade…


Odete Ferreira
04-05-2014

26 comentários:

  1. A mãe, centro de todas as ramificações, indomável guardiã da "sua" forma de vida...
    (Homenageá-las, às mães, sabe sempre a pouco)

    Beijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, AC. As palavras saberão sempre a pouco...
      Obg. Bjinho :)

      Eliminar
  2. Linda homenagem feita de coração.
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um singelo escrito, Lisette, rabiscado no final da manhã, enquanto tomava café numa esplanada. Este ano quis assim. O ano passado escrevi um poema que integrou uma Antologia...
      Obg. Bbjinho :)

      Eliminar
  3. Olá amiga Odete, linda homenagem à mãe que no meu ver parece não estar muito à vontade para a foto. Engraçado...reparei numa foto lá atrás junto ao rosto de sua mãe, que ia arriscar a dizer, que era a sua mãe quando era jovem. Beijinhos e felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosa, era eu com 13 anos...) - Eu acho que tenho muitos traços dela...
      De facto fica um pouco retraída nas fotos. Ainda por cima eu queria que ela tivesse vestido outra roupa...:)
      Bjinhos

      Eliminar
  4. Que ternura, Odete!
    Quem me dera poder oferecer também um ramo tosco à minha querida mãe, mas desde os 21 anos que não posso fazê-lo...:-(
    A tua mãe é muito jovem, ou são apenas bons genes?!...:-)
    Felicidades para as duas!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eras muito jovem. Eu perdi o meu pai aos 25, tinha o meu filho 10 meses. São momentos quase irreais :(
      A minha mãe tem 78 anos e nem se cuida quase nada (eu tento, mas já não me liga nada).
      Obg, Laura. Bjinhos :)

      Eliminar
  5. Como é doce o silêncio do amor da cumplicidade. Sei muito bem o valor

    desses momentos, no meu caso, com a minha mãe ficaram as

    lembranças e a saudade agora não dorida,mas sempre presente...

    Muito bela e merecida homenagem, um domingo luminoso e feliz

    para duas!!

    Bjo,querida Odete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei, sabemos, temo-nos acompanhado virtualmente nestes momentos, querida Suzete...
      Obg, amiga. Bjo :)

      Eliminar
  6. Bom dia, Odete
    sem poder segurar as lágrimas ,pois minha mãe já foi para o outro plano.Eu gostaria de poder vê-la mais um vez mesmo por alguns segundos, abraçá-la e dizer tantas coisas que deixei de dizer. Linda a sua homenagem à sua mãe.Abrace -a por mim e lhe diga que alguém que sofre de saudades lhe quer abraçar. Desculpe-me se fui muito invasiva em seu espaço. Tenha um lindo dia. Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Gostei da homenagem que fizeste neste texto à tua mãe.
    Dou imenso valor às mães, até porque já não tenho a minha.
    Querida amiga Odete, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. A tua mãe é linda. O teu texto é lindo. Tu também.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Um post muito bonito, amiga, muito bonito mesmo. E como a ti, o que me importa mais são os pormenores...

    Bons sonhos e feliz semana

    ResponderEliminar
  10. Lindo lindo! Em mês de dia das mães nos damos conta do óbvio: que seres insusbtituíveis elas, que fazem de nós quem somos.
    Quero ser mãe.. para entender a situação inversa.

    beijos querida poeta!

    ResponderEliminar
  11. Que bom é, poder assim sentir.
    bj

    ResponderEliminar
  12. Os gestos das pessoas que nos são queridas são gravados e basta um rápido olhar para que o entendimento nos envolva. Esse meio sorriso que descreve é encantador. Parece-me que habita o rosto das mães, ao receber um mimo. A sua é jovem e está muito bem. Por certo, imensamente feliz com seu especial afeto. Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Milagre é o pensamento trabalhar em 3D e dar a imagem esses ares gravados no filme da memória! abraços

    ResponderEliminar
  14. OI ODETE!
    NA SIMPLICIDADE DE TUAS PALAVRAS A GRANDEZA DO AMOR.
    ME EMOCIONEI, POIS MINHA MÃE SÓ POSSO HOMENAGEAR EM PENSAMENTOS O QUE FAÇO SEMPRE, MAS FAZ FALTA O ABRAÇO, A PRESENÇA DA MÃE, QUE NÕ PODE SER SUBSTITUÍDA.
    BELA HOMENAGEM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Hoje sei que vais compreender meu silêncio...

    Tua mãe é tão bela,tão terna que percebo
    de onde vem tua humanidade.

    Bisous Querida Odete, um carinhoso abraço em
    Tua mãe senti-me honrada em conhecer um bocadinho
    dela e de Ti

    ResponderEliminar
  16. Perante isto...silenciaste-me.

    Quem me dera poder dizer o mesmo.

    Felicidades às duas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Oi, Odete!
    Sua mãe está a olhar-te com quem diz: Minha menina cresceu e tenho muito que orgulhar-me!
    Parabéns pelo dia das mães em Portugal! Aqui ainda está por vir...
    Beijus,

    ResponderEliminar
  18. Querida Odete- Quizera eu ter mãe para lhe ofertar, assim, tão lindo poema!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Amigos: pensei que era desta que ia conseguir responder aos comentários, como inicialmente fazia.
    Não tendo ainda essa disponibilidade, agradeço a vossa presença (Marli, Nilson, Mar Arável, M D Roque,São, Carolina S. , Armando, Marilene, Ives, Zilani, Ronilda, Pérola, Luma, Hélder) e gentis comentários. Um agradecimento especial por ela, a mãe que, apesar dos seus achaques e necessidade de apoio em alguns momentos menos bons, está sempre pronta para me aliviar em tantas coisas. A quem já não a tem, registo que me comoveram as vossas palavras. O meu beijo e gratidão...

    ResponderEliminar
  20. Só podem ser tuas as flores, como é teu o carinho com que enfeitas o olhar da tua mãe.
    Bjuzz para as duas,
    com carinho.

    ResponderEliminar