quarta-feira, 24 de junho de 2015

Encontro(s) poético(s)

Dezassete horas de uma tarde quente, abafada. Estrada por minha conta. Casas adormecidas. As terras amanham-se nas madrugadas e nos anoiteceres. Por aqui as horas dos homens não têm sentido. Mas hoje há um sentido para a hora marcada. Dezoito horas. Lançamento do livro de poesia “Raízes Invisíveis” do amigo Manuel Maria Figueira, na Fradizela. É para lá que me conduzo, confortável, saboreando os acordes musicais e esta quietude que me seduz pela imensidão de um silêncio que tanto me diz.
O largo. Diferente. Já com vida. Pessoas carregadas de anos e outras mais leves deles, namoram o fontanário e o espaço arranjado, aprazível  pela conjugação harmoniosa entre o tradicional e o moderno. Recebem-me os sorrisos. Do poeta e o destas gentes. E o encantamento faz-se inquilino do meu sentir. Revejo amigos. Aproximam-se outros. É assim: confia-se. Os olhos olham-se e as almas abraçam-se. Foi neste ambiente autêntico, com o espírito perfumado dos cheiros da terra que o evento decorreu. Mágico. Grandioso na simplicidade. Pleno na afetividade. Fermento a levedar a massa poética de um povo atento e exemplar na postura que adotou ao longo desta festa cultural.
Apresentar a obra poética para um auditório que bebia cada palavra proferida, engrandeceu-me, honrou-me. E o poeta mereceu. Pela poesia que materializou em papel e pela pessoa que é. Obrigada, Manuel, por me concederes a oportunidade de viver momentos ímpares. E não preciso de desejar sucesso ao teu livro. Vê-lo nas mãos das gentes que fazem parte das tuas raízes está para lá do sucesso. E, estou certa, será destas raízes que continuarás a extrair o suco poético que farão germinar os poemas que te são vida.

Odete Ferreira, a propósito da apresentação do livro “Raízes Invisíveis” de Manuel Maria Figueira, em 20-06-2015, na Fradizela, concelho de Mirandela 
A mesa: o poeta ao centro, parecendo fazer parte da capa do livro
Apresentação do livro


Panorâmica do espaço e auditório
 Fotos de Humberto Rodrigues

15 comentários:

  1. Tenho a certeza de que foi uma apresentação memorável esta do livro do poeta Manuel Maria com uma "plateia" bem composta.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha ducado ao livro, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  3. Muito sucesso para o livro do seu amigo.
    Gosto deste modo de expor as coisas. Citando-a, sinto sempre quando a leio que é "Mágico. Grandioso na simplicidade. Pleno na afetividade".
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Pois, Odete, a simplicidade é um Bem que não se perde quando vem de "dentro".
    Fazes uma descrição da Viagem/Homenagem/Promoção das "Raízes Invisíveis" que elas se tornam bem notadas.
    Obrigado por mais esta partilha de alegrias.
    Parabéns, a ambos, e muito sucesso ao Livro do Manuel Figueira.



    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  5. Mais um texto poético, simples mas profundo e ternurento para descreveres um dia fantástico! Uma apresentação fantástica! Num lugar fantástico! E um livro que, como tu referiste, merece ser lido e relido! Parabéns

    ResponderEliminar
  6. ~~
    Tenho a certeza que foi uma excelente apresentação,
    tal como é esta reportagem. Celebrando a amizade...

    ~~~~~~ Que tudo aconteça como sonharam. ~~~~~~

    ~~~~~~~ Beijinho. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    .

    ResponderEliminar
  7. Que gostoso ler seu texto! Você fez da apresentação de um livro, que já é momento especial, instantes de cores, perfumes e sabores, a iluminar a alma. Suas palavras caminham com afetividade, estrelando tudo. Sensacional, Odete! Gostei também de conhecer o local onde foi realizado o lançamento, e de vê-la entre pessoas que, certamente, a admiram, pelo mérito e pelo ser humano que é. Grande beijo!

    ResponderEliminar
  8. "Os olhos olham-se e as almas abraçam-se."
    Um encontro poético carregado da emoção sublime do
    reconhecimento e acolhimento da magia da poesia
    a promover a amplitude dos encontros...
    Especial a tua participação, refletida da tua alma luminosa!
    Admirável a tua gentileza com os amigos...
    Bjos, Querida!

    ResponderEliminar
  9. é por demais prazeroso ler teu escrevinhar. Olá minha amiga vim aqui para te convidar a participar da 10ª Edição do Pena de Ouro seja de qual forma for, com uma poesia ou votando quando a brincadeira começar, o que importa é sentir teu perfume invadindo o Ostra da Poesia. Este é um convite spam, mas saibas que o desejo de te vê no Ostra é verdadeiro. Beijos no coração. http://ilha-da-lindalva.blogspot.com.br ****** http://ostra-da-poesia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, sua apresentação do livro é uma valorização, votos de muito sucesso para o livro do seu amigo e poeta Manuel Maria.
    AG

    ResponderEliminar
  11. Mais do que o conteúdo em si, gostei da forma como o fez :) Um narrar Poético ;)

    ResponderEliminar
  12. Só pela descrição (num texto brilhante, como sempre) já me apetece conhecer Frazidela. As fotos sublinham o ambiente vivido e confirmam a veracidade do texto.
    Odete, há muito tempo que gosto do seu blogue.
    Por isso, vou passar por aqui muitas vezes.
    Saudações poéticas.

    ResponderEliminar
  13. "Os olhos olham-se e as almas abraçam-se" - lindo seu texto, como há de ter sido a apresentação feita por si.
    De sua alma chegam-me feixes de luz, refletidos pela sua forma de escrever. Mas, para além disso, é também uma mulher bonita - sei que não é usual uma mulher elogiar a beleza de outra, mas já passei da idade de cingir-me a regras ridículas, por isso digo-lhe: é bonita por fora, como julgo ser, também por dentro.
    Parabéns a si, ao seu amigo, o poeta, e a quem pode gozar do momento e... que o tempo garanta que a massa poética levede ;)

    um bj amg

    ResponderEliminar
  14. Olá, Odete!
    Gostoso ler o relato de um acontecimento social, em forma de poesia!
    A felicidade existe em cada momento que você viveu. É contagiante!
    Um grande beijo!

    Link Direto

    ResponderEliminar