quinta-feira, 23 de junho de 2016

Notícias da Feira II

Pode questionar-se sobre a relevância de escrever sobre a Feira do Livro deste ano. Já houve outras mas não me senti comprometida, no sentido que o termo francês engagée transmite. Como sou de questionamentos, tento sempre ir à raiz das minhas atitudes – se bem que, com alguma frequência, escreva sobre eventos da minha cidade. Mas, este ano, sopram-me ventos de novas. Há uma conjuntura que me esperança e a vontade de perpetuar o meu sentir perante esta (nova) circunstância. E espraiar-me-ia, como o meu rio tornado lago, nestes considerandos. Recentremo-nos e concentremo-nos no que ao aqui vim. A semana da Feira decorreu com outros momentos significativos, acompanhados sempre com um apontamento musical pela nossa Esproarte, marcando presença na apresentação das obras de Elísio Estanque (A classe média:ascensão e declínio, ensaio, 30-05) e de Maria Gabriela de Sá (Eu e os meus ilustres convidados, 31-05); também, na apresentação dos cinco melhores projetos “Escola Empreendedora” e respetiva entrega de prémios, aos três primeiros classificados (31-05). Gostei, particularmente, do projeto de um jovem músico da Esproarte, apaixonado pela gaita de foles, no qual propunha levar a sua aprendizagem aos mais recônditos lugares.
Ponto alto voltou a ser sexta-feia, dia 3 de junho, pelas 17:30. Telmo Verdelho e Jorge Golias apresentaram o 3.º volume do Padre Ernesto Sales, “Gentes de Mirandela”, uma obra que, em conjunto com os volumes anteriores, engrandece Mirandela e nos dá conta de apontamentos históricos de um valor incalculável. Deliciei-me com aspetos da vida das três pessoas escolhidas para apresentar e relevar a importância da obra; apenas cito o médico Francisco da Fonseca Henriques, conhecido por Dr. Mirandela, ( http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=2759&id= ) por economia da narrativa. Ficou a promessa (há muito reclamada) do presidente da autarquia na reedição de toda a obra do Padre Sales.
Aguardava, com expectativa, o TuaEscrita. E não me defraudau. Ernesto Rodrigues, responsável pelo evento, nascido em Torre D. Chama (atualmente vila), do concelho de Mirandela, é um nome de vulto no panorama literário. Confesso que estranhei o tema para este encontro literário (Violência: pão nosso de cada dia?). Sinal de que, apesar de precavida, sou levada a juízos redutores e, de certo modo, arrogantes pela escassez de tempo que, por vezes, concedo ao que leio.
Na verdade, é-me de todo impossível dar conta da riqueza de pensamento de tão elevado painel, traduzido em algumas das suas obras publicadas, onde, afinal, a temática está presente, sob prismas extremamente curiosos e diversificados, pois também o é o perfil e a área de cada dos elementos do painel. (ver cartaz do TuaEscrita). Confesso que gostaria de rever as intervenções dos oradores, mas penso que delas não terá sido feito um registo; é pena, pois perdeu-se a possibilidade de replicação e até o seu uso pedagógico, junto de diversos públicos.
Enriqueci-me, não só pelo que ouvi mas também pela oportunidade de tertuliar com pessoas que viajaram até à Princesa do Tua, deslocando-se, alguns deles, da capital para estar de corpo e alma com a, também sua, gente transmontana. Desta vez, não fui eu que me desloquei para estar presente em eventos literários. 
Que a próxima Feira do Livro, evento dentro de muitos outros eventos, iguale ou supere a qualidade desta!

Odete Ferreira – 05-06-16
Nota: as fotos seguem a ordem dos momentos referenciados na narrativa.
(José Mário Leite, Telmo Verdelho, Teresa Martins Marques, Ernesto Rodrigues, António Branco, presidente da autarquia, José Manuel Pavão, presidente da assembleia municipal, Jorge Golias)
(A propósito da gaita de foles, desafio-vos a descobrir a raiz céltica em Trás-os-Montes, nas suas festas pagãs e na música.)

11 comentários:

  1. Foram dias em cheio. E a amiga estava muito bonita.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Porque nem todas as feiras correm da mesma forma, uma alegria quando pelo menos algumas coisas se portam bem
    E esse amor pelo torrão que nos adubou , é lindo de se ler !
    Parabéns Odete.
    Bjis

    ResponderEliminar
  3. Uma reportagem entusiasta e vibrante de eventos
    culturais, em dias gloriosos para Mirandela.
    Fico feliz por ti, pela tua cidade e sua gente.
    Agradou-me sobremaneira a tua escrita assertiva,
    expressional e deliciosamente precisa.
    Também gostei muito de ver-te.
    Beijinhos, Odete.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Odete. Quanta animação e diversidade nesta feira!
    Certamente uma grandiosidade em cultura.
    Imagino que tenha ficado extremamente feliz.
    Parabéns a todos.
    Estavas linda!
    Beijos na alma,amiga.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Uma visita com muito carinho.
    Desejo de coração um abençoado final de semana,
    que a paz esteja no seu coração .
    Saúde para você e sua amada família.
    Beijos ..Evanir.

    ResponderEliminar
  6. Enfeira, de feira em feira,
    mas não enfeires de qualquer maneira.
    Em Mirandela, pelos vistos,
    enfeirou-se na certa esteira:
    a que toca fundo, que seduz,
    dá sentido a uma feira inteira.

    Um beijinho, Odete :)

    ResponderEliminar
  7. Estás a fazer um excelente trabalho, amiga. Boa reportagem, esta.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Odete,
    Venho aqui cumprimentá-la pela excelência da sua reportagem. Sobre o tema da violência também eu não gostei dele. Quando me convidaram o tema era sobre a "Violência na Literatura", para mim mais apelativo, mas depois generalizaram. De qualquer forma os dois foram interessantes.
    Abraço transmontano,
    Jorge Sales Golias

    ResponderEliminar
  9. Excelente reportagem, com a tua narrativa
    envolvente que nos conduz a este passeio
    cultural com teu olhar de poeta, uma leitura
    e partilha preciosa, querida Odete!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Relato que engrandece a Terra e as gentes. Prestas um óptimo Serviço a Trás-os-Montes, Odete. Bem hajas.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  11. Nem sempre te portas mal! Fica-te bem essa tua prestação cultural.
    Bjs

    ResponderEliminar