segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lutos em sentido figurado...

Interrompi a correcção de testes. Visitei um blogue de uma amiga especial. Não ouvi a música habitual. Primeiro sinal de que algo não estava bem. Apreensão. Estranheza. Surpresa. Tristeza. Uma sms; depois um comentário ao post...Uns nadas. Insignificâncias comparadas com a necessidade de olhar nos olhos, de abraçar, de dizer cara a cara "como te compreendo". Lutos em sentido figurado. Feridas que se tratam mas que sangram sempre, invisivelmente. O sorriso pode disfarçar, mas o olhar, ah, o olhar é o espelho da alma... Por isso é que amo cada vez mais a alma humana, sobretudo a de  pessoas simples, sinceras, sem truques na manga. São preciosidades, diamantes raros...
Domingo postei um poema, aqui e em alguns grupos poéticos.Alguém dizia que as princesas são eternas. Ripostei que também os príncipes, enquanto referências semióticas, no que à nossa imaginação diz respeito. Uma vez mais, tive um "feeling" ao escolher o poema a divulgar...A minha princesa sofre e o seu pequeno príncipe tem um caminho a percorrer...
Pode ser enigmático este texto, mas não queiram saber tudo. Peço a quem visitar este meu espaço que leia, durante uns dias, desligando a música do mix-pod...Eu fá-lo-ei...
 Bonjour tristesse: uma obra que li e estudei, em francês, numa das cadeiras da Faculdade. Parafraseando direi:
- Bonjour princesse!

8 comentários:

  1. ines f. ou pimenta(alborada)07 junho, 2011

    Boa tarde minha amiga...ou Bonjour princesse...Como sugeriste sem musica..embora a leve sempre na alma..por necessidade.É companheira das minhas horas menos alegres..é o impulso leve mas preciso que me impoe um dia tras outro uma vida mais cheia,mais completa ..cada melodia que me vem é resultado de momentos especificos..Aquela tarde com o meu principe que se estivesse, ontem ,faria 35 anos...Aquele concerto dos "hombres G"..que tanta guerra me deu para comprar o seu bilhete...aquela melodia que inundava a casa quando chegava do trabalho..ou até...aquela mais estridente que aprendi a amar de tanto a escutar de rock duro do grupo estremo duro...Meu principe amado que Deus te guarde!!!!
    Tod@s temos um principe ou uma princesa que o "amor" ou atençao espera...Amei o texto minha querida,obrigado sempre por as partilhas doces e emocionais ,te estimo muito..ines

    ResponderEliminar
  2. Este texto tem destinatária, contudo aplica-se perfeitamente a almas sofredoras por perda de algo ou alguém que se ama de forma única ou por golpes desferidos pelo "destino" que queríamos longe de nós, levando sempre a um questionamento obsessivo: porquê?
    Tinha de o escrever, naquele momento...
    Obg, por estares alguns momentos comigo...
    Bjos, linda Inês

    ResponderEliminar
  3. Há sempre lutos em nós! Há contos de fadas que nos habitam! Mas temos que pôr os pés bem assentes na realidade e, por vezes, abrem-se caminhos inesperados que nos fazem sentido.
    Sei que são palavras gastas, mas vale bem a pena tirar partido deste bem precioso,a vida.
    Quem tem uma amizade verdadeira é porque a merece. Em horas amargas, o ombro amigo ajuda muito.
    Vale sempre a pena acreditar e, repito, aproveitar a vida!
    Bonjour princesse!

    ResponderEliminar
  4. (...muito gratificante para o meu ego teres deixado esta tua impressão...)

    ;)

    ResponderEliminar
  5. Mais do que um sorriso no rosto, fica o da alma.
    Bonjour, princesse!:)
    bji

    ResponderEliminar
  6. Teresa: muita grata por ler o que deixaste escrito (ontem ainda li, mas não tive ânimo para responder; falámos mas nem sequer deste tipo de estados...).
    Hoje, apesar de me sentir muito pequenina, já ouso dizer que, apesar do uso de palavras que parece se irem gastando, elas são essenciais na comunicação entre as pessoas; também já senti a destinatária deste post com "uma sustentável leveza do ser"...
    Acrescento: há caminhos que (assumo) nunca farão sentido para mim!!!
    Contudo, a crença na VIDA, é inabalável...
    Bjos...:)

    ResponderEliminar
  7. oops!!!: posso aliviar o luto em sentido figurado, deixando correr a mix-pod?
    Espero resposta... :)

    ResponderEliminar
  8. Nina: que seja o alma, basta-me...
    (Quando e se conseguires, dá um salto ao blogue dos alunos...).
    Boujour, tendresse :)

    ResponderEliminar