quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ausência justificada (que seja em prol de mais e melhor educação)

Sobrevivi!!! Prova superada: provas finais, vulgo exames nacionais, já entregues. Houve necessidade de ficar quase "enclausurada", logo o meu blogue e outras páginas onde vou divulgando os meus escritos, ficaram em hibernação.
Além de um curto espaço de tempo para tal tarefa, houve necessidade de me deslocar ao agrupamento de exames para duas reuniões e a terceira para entrega das provas e verificar se tudo estava em conformidade.
O que me leva a escrever este post? As deslocações, sobretudo! Quase em andamento de caracol, nos momentos em que os pesados se deslocavam com materiais para as obras na IP4, acresce-se os desvios e a atenção redobrada. Uns, nada podiam fazer, balizados entre separadores de cimento e os "mecos". Outros (e aqui presto a homenagem cívica), logo que podiam dar uma margem para os ligeiros, era vê-los a fazer o gesto repetido para que os ultrapassássemos! Tinha de sorrir! Naturalmente, também lhes fazia um sinal de agradecimento. 
Fiquei perita em rali! Na última deslocação, num troço em que a estrada (uma das partes da ainda IP4) apresenta um declive um pouco acentuado, seguido de uma curva apertada, devido aos tais desvios, entrei com velocidade, digamos, pouco conveniente. Umas guinadas adequadas e nada aconteceu. Mas podia ter acontecido! Quem me pagaria os estragos? Eu, claro, apesar de ir em serviço e precisar de chegar o mais rápido possível. Só consegui acabar a tarefa pelas 15h, apesar de ter feito uma noitada de trabalho como há, pelo menos dois anos, não fazia. Foi a deslocação que percorri em menos tempo porque não havia quase trânsito (uma hora).
Veio-me à memória a célebre canção "De Lisboa a Bragança (...)". Já não é bem assim, mas que ainda se pena muito no interior, lá isso pena! 

Provas finais, vulgo exames nacionais no 2.º ciclo, a Português e Matemática. Para o ano, também abrangerá o 1.º ciclo. O 3.º já as faz há uns anos. Pensam introduzir outras provas, o que levará a outra formatação no processo de ensino e de aprendizagem. Registo, não emito opinião...
Pelo menos, reconhecem-me como uma VIP a nível de trabalho! Sempre que há algo de novo, lá sou chamada para ser professora corretora ou classificadora. Ora os termos usados em  nada altera o processo; para classificar, há que "corrigir"...

Vamos ver se teremos mais e melhor educação. Deste chavão, considero-me uma "educodependente"... Direitos autorais, acabei de inventar :)

(Pouco a pouco lá irei visitar @s amig@s nos seus cantinhos. Palavra de honra!)

8 comentários:

  1. Já sabes que gosto de te visitar na tua própria casa: portate mal.
    Cheguei e fiquei feliz porque sobreviveste à dureza do trabalho e aos perigos da estrada por acabar.
    Leio-te com prazer.
    Bjuzz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de ir aos blogs. Repito-me, mas bem sabes como tenho que dosear o tempo para este prazer de escrevente e de leitora.
      Obg por louvares este esforço, foi-o, de facto. Quanto ao último trajeto, o que escrevi, ainda o amenizei,no que respeita às "guinadas". Já passou...

      Bjuzz, amiga Teresa :)

      Eliminar
  2. Tenho por hábito, sempre que atesto o depósito do carro, de ver a média que fiz.
    6.7 foi a brincadeira a que me levou esta porcaria de trabalho VIP, como lhe chamas.
    Contrariamente a ti, já é normal em mim fazer rali. Desta vez só posso mesmo ter voado...e o pior é que nem me apercebi.
    Quanto à IP4, o que dizer que já não tenhas dito?
    Ah...talvez que para o lado de cá seja ainda mais perigosa.
    Beijocas, princesa:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço a mínima ideia das médias que faço, mas é interessante. Ainda por cima, faças a média que fizeres, faças os desvios que fizeres (no meu caso obrigatórios), só pagam os quilómetros tabelados. Se regressassem ao menos - nem que fosse uma parte - do que foi declarado inconstitucional ou que nos reembolsassem de parte do dinheiro que gastamos na universidade por termos feito todo o percurso (ahahah), ainda se poderia ir fazer férias sem problemas de consciência...Tenho de brincar senão ainda deixo por aqui escritas umas palavritas que verbalizo cada vez mais...
      Bjos, me(Nina)

      Eliminar
  3. (Deixo aqui daqueles passos de teatro de arrecuas, preferentemente em decúbito dorsal. Para honrar tão ilustre post...)

    ;)

    ResponderEliminar
  4. E bem podes, oops!!!, olha que o escrevi ainda mais depressa do que a velocidade que imprimi em andamento. Além de que a minha vida me/te é muito cara (não preciso de dizer que uso o termo como sinónimo de querida). Só faço esta achega porque as pessoas (e com razão)só quase pensam em como chegar ao fim do mês...
    :)

    ResponderEliminar
  5. este canto bem precisa de educação
    sorte tem quem te tem como professora

    Bjo.

    ResponderEliminar
  6. Sempre gentil, amigo Filipe.
    Contudo, não quebro, neste campo.
    É a crença na capacidade do capital humano que tenho à guarda. Acho que acabo também por ter "sorte" pois, quase a cada momento, há um enriquecimento pessoal que em muitas outras profissões não se tem.

    Bjo, senhor poeta :)

    ResponderEliminar