quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sabores locais de ambientes impressivos - II


 
 
Agradou-me o hotel, seus espaços e serviço; cativou-me o ambiente natural e o edificado, verificando como os “passadiços” à beira mar (ou rio, noutros locais), se tornaram um “must” (quiçá derivados de alguma diretiva europeia),  convidando a passeios descontraídos, a apetites vorazes – pratos convidativos em restaurantes mais parecidos a “open spaces” a compras de natureza vária – ou a alongamentos de olhares míopes para horizontes de azuis.

 
Precisamente: foi do mar e sua envolvência que a minha retina captou os sentires e despertou os sentidos. A areia, extenso lençol acastanhado, fazia o favor de me acolher para, em vários momentos, fazendo da toalha tapete voador, me levar a viagens fantásticas, desertas de pessoas indesejadas e povoadas de seres mágicos…


 De um lado o mar, do outro uma orla de verdes ligeiramente escarpada que se abeirava do passadiço, impondo-se à captação do olhar ou a outro registo. Encaixemos esta perceção numa casa: 


 o mar, o piso térreo, a orla verde o 1.º andar, o passadiço, quase no mesmo patamar, acompanhando os desníveis do 2.º andar( espaço edificado – casas típicas, restauração, comércio – onde se movimenta a geografia humana, alimentando-se no seu todo.
 
O sol nascia de cara virada para o mar e adormecia de costas voltadas, algures por detrás de colinas áridas, inviabilizando a captação de um pôr do sol beijando o mar…


Odete Ferreira (continua)

Fotos - Odete Ferreira (praia do inglês - passadiço e orla costeira)

4 comentários:

  1. Ai que inveja que ainda não tive férias....:)

    ResponderEliminar
  2. Não tenhas, amigo Filipe!

    Eu só posso fazer férias na dita "época alta". Gasto mais uns bons euros. Se pudesse escolher, ia noutra altura e fazia mais viagens!

    ResponderEliminar
  3. Areias castanhas e pele bronzeada.
    Gosto do teu registo ,diferente do habitual - como se fosse um diário.
    Eu fiquei com vontade de mergulhar nessas ondas.:)
    Bjuzz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Teresa!!!

      Obg por apreciares. Quanto ao registo, não é a primeira vez que escrevo este género, Depende do que quero partilhar.

      Falta a parte III. Era só um texto mas decidi repartir por 3 para incluir as fotos.

      (Bem, sei que já mergulhaste em outras tão apetitosas como estas!)

      Bjuzz, querida amiga

      Eliminar