terça-feira, 21 de junho de 2011

Sejam felizes, mas cumpridores...

"Sejam felizes, mas cumpridores!". Assim me despedi da turma com a qual trabalhei dois anos.
"Obrigado" e uma salva de palmas foi a sua resposta.

Nesta semana, fomo-nos despedindo, aos poucos; actividades com mais tempo de realização, postagens no blogue da turma, visionamento de vídeos, análise dos resultados das provas de aferição, preenchimento da ficha de auto-avaliação...
Apesar de ser a última aula (coincidindo o Português e o Estudo Acompanhado), não foi pacífica. Houve momentos de irritação, afinal gerir conflitos não é fácil, apesar de tanto se ter trabalhado sobre este constrangimento numa relação comunicacional saudável.

Teoricamente sabem, na prática a emoção salta em primeiro lugar e a agressividade parece estar sempre latente...
Contudo, após uns momentos de auto-controlo (se necessário isolando-se dos olhares da turma), conseguem perceber a sua atitude e enfrentar, com serenidade, o que for necessário para a (sua) pacificação.

Só então, somos capazes de olhar novamente nos olhos e mostrar os sorrisos com que queremos marcar uma despedida. Neste caso a de um ciclo de estudos, mas pode servir perfeitamente para qualquer uma, ainda que o coração chore e as lágrimas rolem, incontidamente...São salgadas, como impedi-las de se juntaram ao largo mar da vida?

4 comentários:

  1. (Isto está a ficar crónico... a mania desta donzela confundir a minha condensação do vapor de água com lágrimas...)

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Estou a ficar muito lamechas ou tu, oops!!! ? Isto implicava uma profunda e inesgotável discussão filosófica sobre a emoção, a sua origem e o seu resultado visível (há a que não de vê).
    :)

    ResponderEliminar
  3. :))

    Sorrio pelo teu texto e pelos comentários (já começa a ser um hábito!)
    Sabes o que sempre sinto, quando chegamos ao final do ano? Que muitos miúdos se grudam a nós, na altura da despedida, porque lhes falta esse amor em casa.
    Hoje, também eu me emocionei (já é costume, também), sobretudo quando um aluno me pediu um beijo, me olhou nos olhos e me disse "sabe que gosto muito de si, professora?":))

    Um grande beijinho, minha professora poetisa de coração.:)

    ResponderEliminar
  4. Lembrei-me: Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida...Está tudo dito!
    Quanto aos beijos, como os meus são mais pequenos, impensável seria não dar a cada um/a dois naquelas faces ainda tão lisinhas!!!

    Bjuzz, cara colega e (me)Nina de estimação especial! :)

    ResponderEliminar