quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quando chove a 1 de Setembro…


            As primeiras chuvas no final de Agosto. Relvados banhados por águas milagrosas, de empalidecidos ficam vivos, verdes de esperança. Algumas folhas, secas, polvilham-nos, anunciando um lento desnudamento das árvores. O nosso contrário: os braços nus começam a deixar ver apenas a sua metade. Tal como as pernas, ainda acobreadas, revelando o sol que as acariciou.
            Chuva que lava uma natureza sedenta de limpeza. Chuva que provoca vontade de lavar a alma, não porque sinta necessidade de limpeza, antes pela vontade de me sentir bem, de a acalentar como um ser precioso que (re)nasce em momentos não previstos ou ciclos de renovação. Estar num limbo espiritual, (re)centrar o pensamento no essencial. Projectar um olhar ternurento no que me faz bem. Oferecer o meu ser a quem dele necessita, Ouvir toadas sofridas, partilhar o que em mim é procurado…
            Já estive nas escola. Revi pessoas. Troquei alguns mimos. Ocorreu-me  iniciar o ano lectivo com os novos alunos com uma abordagem diferente. Se resultar em mais valia, aqui darei conta. E, sim, estar cada vez mais atenta a quem merece a minha presença ou relacionamento comunicacional.
O sol teima em rasgar as nuvens. Mais logo talvez volte a desnudar os braços e as pernas. Vêem, a Natureza com os seus humores é mestra. Por isso (já o verti em poema) a Natureza é Mulher. Género feminino. Coincidência? Não creio…

Odete Ferreira 01-09-2011

7 comentários:

  1. Como sempre, bonito de ler - parabéns

    ResponderEliminar
  2. Amei!
    Ciclos de renovação...despertar espiritual (não é minha esta expressão)...vida. O que mais?
    beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
  3. Obg, Carlos Ramos, por gostar de ler, também gostei de o escrever. :)

    ResponderEliminar
  4. Nina: saí da escola e não me apeteceu versejar (podia tê-lo feito, mas em prosa pode incluir-se a poesia que se sente a par de reflexões/intenções - poesia de vida e para a vida!).

    Bisous, ma petite :)

    ResponderEliminar
  5. (Xi.... Depois de ler este e os demais posts, não sei se me derreta, se lamba o chão que os seus pés pisam...)

    ;)

    ResponderEliminar
  6. Ambas as atitudes são aceitáveis :)
    O dia está cinzento mas este "elogio" faz-me ver o sol por detrás das nuvens (por acaso tenho um poema que escrevi, no avião, num momento em que este estava mesmo por por cima delas. Cenário único, o poema também o será...)
    :)
    Apetecia-me ouvir por aqui mais umas musiquinhas :)

    ResponderEliminar
  7. Atéw eu ri a bom rir!!!Esse amigo que tens tao jocoso..ou sério ou hilariante..nunca,nunca fica indiferente!!!Tao bom que consigam fazer-te ver o sol entre as nuvens da vida!!!!Amei ler*te..renovada,com força...abraço Odete...

    ResponderEliminar