quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Um novo ciclo...

Assim decidi, há cerca de 9 meses. Preencher um formulário a solicitar a aposentação antecipada. Podia fazê-lo e decidi de sopetão. Tomei uma decisão económico-financeira, como dizia aos colegas em tom de brincadeira. Fui-me preparando para iniciar um novo ciclo. Deixo-vos com o escrito que enderecei à escola, via e-mail, para que chegasse a quem comigo privou. Partilho-o também com todos vós que aqui me visitais...

Para vós….

Permitam-me que vos roube uns minutos ao vosso precioso tempo. Deixai-me fazer presença, através deste simples registo. Dai-me licença para entrar nas janelas que continuareis a abrir às crianças e jovens…
Terminou hoje, 30 de setembro (data em que recebi a carta de “recruta” para outra fase), um ciclo da minha vida. A de estar em efetividade de funções docentes. Não a de ser professora/formadora. Esse cariz acompanhar-me-á até que os olhos cansados (sei lá do quê) se fecharão…
Não estou triste. E, na verdade, acho que já não estaria na escola como o estava antes de, progressivamente, ser tomada de indignação por tantas medidas avulsas, sem rumo, cegas, desprestigiantes, que têm vindo a ser implementadas. Continuo atenta, não deixo de estar a par do que se passa na Educação e sinto-me quase culpada por estar libertada (mas penalizada) de imposições que me poriam doente.
Solidarizo-me com todos vós que continuais na escola (seja ela qual for), frequentemente penosamente mas com a vontade de contribuírdes para o desenvolvimento pessoal e educacional das jovens pessoas que serão futuro deste cantinho (ou farão parte de um outro) que ainda nos faz sorrir com os sucessos de que vamos tendo conhecimento.
Sinto-me grata por ter privado com tanta gente deste território educativo (ou de outros, ocasionalmente), partilhando ideias, desabafando arrufos, defendendo medidas adequadas, ripostando assertivamente perante passividades, elevando a voz quando entendia que se podia fazer de outro modo, com mais eficácia e menos burocracia.
Não peço desculpa por nada. O meu modo de ser e de estar foi sempre pautado por uma ética profissional incrustada no meu genoma humano e pelas circunstâncias do(s) momentos(s). Saudade, sim, terei. Mas aquela que me evoca momentos de um encantamento perante seres humanos de olhar brilhante pela curiosidade despertada, pelo convívio são e pelas gargalhadas de partilhas educacionais, pessoais ou circunstanciais.
Obrigada, amigos, amigas, colegas, abrangendo todos e todas que comigo privaram, (independentemente da função que exerciam), pela vida profissional que me proporcionaram. De mim tereis sempre a atenção e o respeito que (me) mereceis…
Desejo que procureis a serenidade interior de que precisais para que a aura da vossa alma seja um fator de apaziguamento nos momentos imprevistos e, quiçá, perturbadores, em tantos momentos do vosso caminho enquanto seres do ensino e da aprendizagem.
Acredito-me, ainda. Acredito que sejais capazes de trabalhar para um novo paradigma educacional, privilegiando valores ancestrais. Estarei sempre convosco! Abraço-vos…

Odete Ferreira, 30-09-2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário