sábado, 26 de fevereiro de 2011

Há um ano foi assim... (II)

Prometi que falava um pouco mais sobre a simbologia da postagem…

Poderá ter sido inconsequente tal acto, despojado de preconceitos mas ousado pela exposição de espaços temporais vivenciados, abrangendo quase todos os lados da minha vida, sobretudo a profissional. Contudo, ao querer mostrar essa imagem, é o lado emocional que está por detrás de tudo, é a alma, a essência, o sentido que, intrinsecamente, está inscrito no meu ADN.

Frequentemente, sinto que, em dado momento, é o momento! Pressinto despedidas de ciclos da minha vida. Intuição, mas também análise de factos. Quando ouvi o nosso António Damásio falar de inteligência emocional, deu-me um baque; sempre senti que tinha de ser assim. Desde os primórdios do exercício da docência que me insurgia quando o pai ou mãe de um(a) aluno(a) dizia algo do género “O(a) irmão/irmã é mais inteligente que ele(a).” Até saltava da cadeira se estivesse sentada. Nunca acreditei no determinismo puro, assim como rejeito a desvalorização (quase) constante de que são alvo muitas crianças e jovens. Hoje, após ter passado por várias funções, digo-o com toda a propriedade. Voltemos à postagem…

Há um ano, 17 de Fevereiro, dia do meu aniversário, quis marcá-lo, de um modo especial. Ainda bem que o fiz! Não voltamos a ter as mesmas vivências, podem ser idênticas na forma, nunca no conteúdo, na substância… Assim, no próprio dia de aniversário, escolhi, para estar comigo, uma criança/jovem que representasse o expoente da minha vida profissional e afectiva, marcando funções que exerci e que ainda exerço: um bom aluno -um ser completo – da última “fornada” que tive; jovens que acompanhei como professora tutora, marcantes, cada um pela sua idiossincrasia e amigas, jovens que, possuidoras de uma dádiva imensa, foram minhas coadjuvantes no caminho vacilante em que a sua amiga se emaranhava…

Já uma vez disse que não é a soma de experiências que nos molda mas pedaços de experiências que se entranham e nos enriquecem, dependendo também do capital humano com que lidamos ou nos sabemos rodear…

Fui importante nas suas vidas? Sem dúvida! Mas o retorno do que aprendi, o “valor acrescentado” que ganhei (e continuo a ganhar) é infinitamente maior!

Apesar do cansaço, apesar de corridas contra-relógios, apesar de conversas intermináveis, providas do sentido que era necessário conferir no momento, apesar de dores disfarçadas de sorrisos, voltaria a fazer o mesmo, com o mesmo empenho de então…

A tarde foi marcante: houve fotos e mesmo um discurso, improvisado, que uma das meninas gravou no TM. Guardei-o, mas são os momentos e as imagens desse dia que dançam no meu olhar, frequentemente, e que hoje, escrevendo, fazem um bailado de ritmos diversos, porque diferentes eram as pessoas…

12 comentários:

  1. Sem dúvida uma bela prenda de aniversário, escolhida por ti e retribuída em carinho por esses teus amigos.
    São momentos assim que ficam eternamente guardados na caixinha mágica que é o coração.:)
    bji gde, minha querida.

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está: a prenda esteve no momento, imaterial, em toda a envolvência! A decisão de a criar, foi um acto de imensa liberdade interior que possuímos...
    (Ontem escrevi um poema em que dizia que precisava de um coração novo - mas foi em poema; de facto para que o queria?).
    Bjuzz de sol :):)

    ResponderEliminar
  3. Arrepiei-me com esse verso do teu novo poema.
    (hoje estou mais sensível do que nunca!)
    Ansiosa por o ler.
    Mas tens razão: para quê um novo, se o teu já é possuidor de tão grandiosos sentimentos, meu doce?:)

    bji gde e tem um dia lindo, princesa!

    ResponderEliminar
  4. Ainda só está manuscrito, no meu caderninho, tenho aí uns 10 para digitalizar...Mas não sei se o publicarei tão cedo (sabes que quero 1 foto em todos e para tudo é preciso tempo. Se o não divulgar, envio-to por mail...
    Quanto ao estado de sensibilidade, ne t´inquiètes pas...Ton âme en a besoin!
    Bises, ma poupée de porcelaine :)

    ResponderEliminar
  5. C'est bien vrai, ma princesse au coeur imense!:)
    gros bisous:)
    (poupée de porcelaine? Ça m'a beaucoup plu:))

    ResponderEliminar
  6. Em visigodo (arcaico) diz-se"Oraaquiestáumtemadaquelesmuitosumarentoscomoeugosto".

    Mas não sei o que quer dizer, só consigo treinar uma língua de cada vez...

    ;)

    ResponderEliminar
  7. oops!!!, não faz mal...As palavras são como a música: gostas dela mesmo sem entender patavina...:)

    ResponderEliminar
  8. ines f. ou pimenta(alborada)28 fevereiro, 2011

    Olá,que pena que nao estive presente de nenhuma maneira no teu dia (17-02-2011),mas quero deixar com o mesmo empenho e carinho o melhor para a tua vida..Depois que cada vez que entro fico em transe escutando a musica que tens de fundo..e só logo..leio,e releio..porque é para isso..
    É tao bom ser companheira viajante nos caminhos da nossa juventude..que dando e oferecendo..e reconhecendo como a dádiva entregada atinge e é assimilada..e que reforça o ser do dador!!!
    Sempre é prazeroso visitar-te..um abraço e reitero meus votos de felicitaçoes,nao só por o aniversário,também por como te dás!!!

    ResponderEliminar
  9. ines f. ou pimenta(alborada)28 fevereiro, 2011

    entregada ou entregue¿?¿

    ResponderEliminar
  10. Sobre a dúvida colocada, responder-te-ei, não aqui, porque não faria sentido perante a grandeza do que escreveste...
    Obrigada pelos teus votos, sabem-me melhor agora do que se fosse no dia do aniversário; estes vêm envolvidos em papel de alma, da tua alma que comigo se quer em união na dádiva...
    Um segredo: a música tem um responsável muito querido, um ser que adora representar muitas personagens...
    Sobre o doar, já escrevi alguns textos no blogue. quando te apetecer, irás encontrá-los. Hoje - dia pesado - talvez ainda poste algo, simples, mas, como sempre "profundamente sentido".
    OBRIGADA :)

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez, eu senti-me maravilhado, ao ler um texto, seu, Odete. O modo como você desenvolve e o conduz, torna-se absolutamente envolvente e eu chego a sintir-me a flutuar, consigo, ao longo, dele.
    Que mais eu poderia dizer-lhe, do que é um prazer, imenso, i que ten sido um momento imensamente agradável, este, desde que estou no seu blogue.
    Resta-me referir, que o dia 17 de Fevereiro é um dia, também, marcado no meu calendário. Prometo-lhe, na primeira oportunidade, que tivermos dizer-lhe o porquê.
    Beijinho,
    :-)

    ResponderEliminar
  12. Fevereiro... Aquariana, sonhadora como pessoa, pró-activa como profissional... Tanto EU!
    Fevereiro: mês de datas marcantes (início de namoro oficial, início de carreira, nascimento), mês pequeno como eu :) - gracejei...
    Obrigada pelo prazer desta narração...Gostarei de saber outro pedaço da sua narrativa (no seu blogue já ousou partilhar algumas partes). :)

    ResponderEliminar