segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Operação (im)possível: dissecação da alma

Hoje peço emprestado algum do saber de um cirurgião…
Preciso dissecar a alma e não sei como fazê-lo. Se me inclinasse para o coração, talvez fosse mais fácil. É um órgão vital mas, a meu ver, aloja sentimentos mais compreensíveis. Agora a alma!?
Primeiro havia que a corporizar; depois depositá-la em algo inexpugnável para não voar (é essa a sua natural condição de ser imaterial – estar e não estar, vagabunda, pérfida, poderosa…); a seguir, com pinças inventadas, tal como se executasse um número de mimo, separar os sentires: os que decididamente são inexplicáveis, remetê-los para o sofá de um sábio analista; os que a mente consegue minimamente explicar ou fazer emergir pistas para que o eu, por inteiro, lhes dê alguma consistência, ficariam expostos numa vitrina transparente, forrada a seda vermelha. Rejeito o veludo, não fosse a textura deteriorar o que não vejo, mas sinto.
Em pura contemplação para compreender os movimentos agitados e a direção que tomam, se é que há alguma regra pré-definida, repararia as partículas virulentas (ah, antes teria que ter outras para fazer transplantes) e reconstruiria, pelo menos uma parte, de forma a que os sentires positivos ficassem em maioria!
Pronto, terminei a operação: voltei a colocar a alma no meu ser, transportada nas palavras que acabo de escrever…

2 comentários:

  1. Será que alma e espírito são a mesma coisa, pergunto?
    Beijinhos das Caldas

    ResponderEliminar
  2. "A palavra de Deus aponta-nos a alma como composta de três partes, são elas: a mente, a vontade e a emoção. Estas três faculdades constitui a personalidade humana. A alma é a sede da nossa personalidade, é o nosso “EU”. É por esse motivo que a Bíblia, em alguns textos, chama o homem de “alma”. A alma concentra as principais características do homem, tais como: amor, ideias, pensamentos, etc." (http://www.vivos.com.br/436.htm)

    http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/alma_espirito.htm

    http://www.watchtower.org/t/bh/appendix_07.htm

    Caro Higino: não quis responder sem fazer uma breve pesquisa, daí ter iniciado com uma citação e links que pode ler...
    Isto para conferir à resposta alguma credibilidade...

    Gostei que tivesse lido este escrito "literário", onde exercito a minha imaginação e sentires. Não foi um texto pensando em algo religioso,isso deixo para os entendidos; para mim a alma é onde se aloja o sentir, a essência do ser humano. Se não se está bem, é a alma que sofre, é algo quase indefinível...
    Foi a veia da sensibilidade do EU que escreveu, a questão do espírito tem outro sentido para mim, mesmo que escreva literariamente sobre ele...
    Agradeço imenso a sua leitura e a questão, pois também me obrigou a uma breve pesquisa, enriquecendo o meu débil saber nestas matérias, embora use e abuse, poeticamente, do termo alma...
    Bjinhos do nordeste transmontano :)

    ResponderEliminar