sábado, 1 de janeiro de 2011

Uma cor...Uma rotunda...Uma mensagem...

Reli os últimos posts. Um deles falava do próximo domingo (dia 2) *... Ainda não estamos lá, mas parece. A verdade é que me lembrei de uma foto que tirei no dia 18 de Dezembro, ao ir para uma escola. Trata-se de uma rotunda, que, ao contorná-la, me fez um apelo: "Pára, perpetua-me, este branco que me cobre, derreter-se-á e a pureza da cor será talvez conspurcada por passos de gente que quererá tirar uma foto, junto de alguma oliveira...Sei que são apelativas, pequeninas, tratadinhas, compostinhas em canteiro de pedra da região...".
E eu, sempre cheia de vontades, obedeci-lhe, docilmente; tirei 3/4 fotos, tentei evitar "a poluição visual- impossível, há sempre algum sinal perturbador" e pronto, ficaram a aguardar o momento inspirador para que o dito pedido fosse satisfeito.
Hoje, o primeiro dia de 2011, teria de ser assinalado. Por natureza, gosto de inovar, apesar do pensamento (quase) único que reina por estes lados e da badalada globalização... Fez-se luz!!! A foto, a rotunda e o que lhe associei: as voltas que a vida dá, o branco da pureza que já não existe mas que teimamos em acreditar e lutar por tal... Assim sendo, dê a vida as voltas que der, quero ter toda a simbologia que o  branco me confere para me que as minhas referências se mantenham (e desenvolvam, se possível) neste ano que, cujo primeiro dia se esgotou, ainda adormecido das festas e do sol que não brilhou...
O que desejo: rotundas, estradas, ruas, ruelas...um caminho...O caminho, apenas. A LUZ não, não sou dotada para tal...

*http://portate-mal.blogspot.com/2010/12/domingos.html

9 comentários:

  1. Se TU não és dotada para tal, ninguém é? (percebi bem esta negação?)

    P.S: Texto magnífico, porque muito emotivo...mas sinto-te triste e não gosto.
    Encontrar o caminho, nem sempre é fácil, mas essa LUZ de que falas tem que se buscar em algum lado. Onde? No que somos para nós e para os outros.
    (estou aqui...a dois passos do telemóvel, sempre.)

    bjo, querida

    ResponderEliminar
  2. Não sei, querida...É 1 texto que entendi escrever para o ano em que já estamos, de um modo diferente, usando recursos expressivo/figuras de estilos e alguma ironia na última frase...
    Não estou triste (embora ache que na habitação do meu eu haja um quartito onde ela está sempre alojada..)...
    Atenta que LUZ está em maiúscula...descodifica...
    Obg pelo conteúdo do tag...Bjuzzz :) :)

    ResponderEliminar
  3. Porra, enganei-me no blog !

    Não. Também não sou a Luz em forma de Deus.

    Sou só um errante...

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Li o teu mail...
    Mas continuo a achar essa LUZ em ti...
    (é ela que te distingue e que te leva a ajudar os outros, esquecendo-te tantas vezes de ti, tornando-te no ser humano LINDO que és.)

    Beijinhos, minha querida.

    ResponderEliminar
  5. oops!!!, enganaste-te no blogue? Isso é uma ofensa para mim!
    Não, agora "à séria"...Os caminhos são, muitas vezes, ínvios...
    Quando não tivermos a LUZ, sempre podemos usar a lanterna do ...TM :)

    ResponderEliminar
  6. Ok, Nina, contra a tua certeza, não vale a pena argumentar. Só sou teimosa quando não tenha outra "verdade" mais verdadeira que a minha...
    Bjuzzz, coração de diamante :)

    ResponderEliminar
  7. ines f. ou pimenta(alborada)17 março, 2011

    Aqui estou ,uma hora passou voando...necesito muitas horas ao dia para poder assimilar.."rumiar" e transformar o que leio ou dar-lhe um sentido só meu que acompanhe o teu...O que mais gosto é que quase sempre vens ao meu encontro..e algumas vezes sendo paralelas as ideias...tenho a ilusao que nos encontraremos no infinito..Compartimentos aos quais chamaste "quartitos"..mas que sao bem determinados no interior..outras amálgama de pensares..de brancos impolutos e voltas ou "geringonças" que buscamos, e nos dá a vida grátis!!!
    Necessito mais de uma hora para te visitar...um abraço doce..

    ResponderEliminar
  8. Olha, amiga, só aceito esta tua demora na visita porque dizes que precisas das palavras escritas por mãos delicadas mas um pouco enrugadas (dermatite de contacto!) :)
    Pedem-me, por vezes, para ler o que escreveram| Quem sou eu para ajuizar, se cada um/a escreve o que sente? Apenas digo que ousem publicar, quem gostar virá ao nosso encontro!
    Tu vieste, um dia, já nem sei bem como! Sinto-me abençoada por ter pessoas que (me) apreciam...E sim, acho que já o disse, começo a acreditar em almas gémeas! Bjos, Inês :)

    ResponderEliminar